Ao todo, 102 pessoas estão fora de casa por causa das fortes chuvas que atingem o Espírito Santo desde o último final de semana. São 96 pessoas desalojadas e seis pessoas desabrigadas. De acordo com a Defesa Civil Estadual, 16 municípios capixabas estão com alerta de risco moderado ou alto para deslizamentos.
O maior número de pessoas fora de casa está no município da Serra, são 30 desalojados e 2 desabrigados. Em Vitória, o número de desabrigados é maior, são 4 pessoas sem casa e 18 desalojadas. Em Itaguaçu, o número de desalojados chega a 26. Em Vila Velha, são 8; Santa Teresa tem 5; Barra de São de São Francisco, 6; Afonso Cláudio, 2; e Laranja da Terra, 1.
Há risco alto de deslizamentos em Vitória e na Serra. O mesmo risco, porém classificado como moderado, é apresentado em Viana, Santa Maria de Jetibá, Fundão, Vila Velha, Cariacica, Marechal Floriano, Laranja da Terra, Nova Venécia, Rio Bananal, Água Doce do Norte, Ibiraçu, Santa Leopoldina, Ibatiba e Santa Teresa.
Leia também: Chuva provoca alagamentos e transtornos em Cariacica
As informações estão dispostas no boletim da Defesa Civil do Espírito Santo, divulgado às 6 horas desta sexta-feira (12). Segundo os dados o maior acumulado de chuva em 24 horas foi registrado em Cariacica, com 59,81 milímetros. Volumes expressivos registrados também em Vitória (51,66 mm), Serra (49,24 mm) e Santa Leopoldina (43,01 mm).
Previsão do tempo
De acordo o Incaper, nesta sexta-feira, a umidade trazida pelos ventos costeiros mantêm as condições de instabilidade no Espírito Santo. Há previsão de chuva passageira apenas pela manhã na região Nordeste e parte da região Norte e previsão de chuva em alguns momentos do dia nas demais áreas do Estado.
Para sábado (13), previsão de chuva rápida entre a madrugada e manhã no litoral norte e pouca nebulosidade nos demais horários. Previsão de pancadas de chuva em pontos isolados das regiões Sul e Serrana. Não há expectativa de chuva nas demais áreas capixabas.
Já o domingo (14) será de chuva esparsa na metade norte capixaba. Na região Nordeste, a chuva ocorre de forma rápida entre a madrugada e início da manhã e pouca nebulosidade nos demais horários. Previsão de pancadas de chuva em pontos isolados das regiões Sul e Serrana. Não há expectativa de chuva nas demais áreas capixabas.