Geral

Chuva deixa ruas alagadas e provoca apagão na Grande Vitória

A chuva começou no início da noite de quinta-feira e atingiu toda a região metropolitana, além de municípios do interior do estado

Foto: Leitor | Whatsapp Folha Vitória

A forte chuva que atingiu a Grande Vitória no início da noite de quinta-feira (07) deixou diversos pontos de alagamentos pela região metropolitana. Em Vitória, Vila Velha e Cariacica, ruas ficaram alagadas e houve registros de apagão em alguns bairros.

Na capital, um dos pontos de alagamento foi um trecho da Reta da Penha. Alguns motoristas se arriscavam para seguir em frente, mas quando os veículos maiores passavam, formavam uma espécie de onda e água invadia a calçada e algumas lojas.

Carros estacionados ficaram com pneus quase encobertos pela água. Com receio de enfrentar o alagamento, muitos motoristas preferiam não seguir em frente, buscando um caminho alternativo.

Em Cariacica, os moradores do bairro Bela Aurora ficaram assustados com a quantidade de água acumulada nas ruas. Na praça do bairro, onde acontecia uma feira, os comerciantes foram pegos de surpresa e tiveram que agir as pressas para retirar as mercadorias.

A Defesa Civil do município informou que também houve registros de pontos de alagamento em Campo Grande, Jardim América, Porto de Santana. Houve uma queda de árvore em uma residência em Flexal 2, próximo ao ponto final do ônibus. 

No bairro Ibes, em Vila Velha, a chuva provocou um apagão. As luzes dos postes se apagaram e quem passava pela região ficou em meio à escuridão. No bairro Soteco, também houve alagamento nas ruas. Os motoristas que passavam pela região enfrentaram a água e sacos de lixo boiavam pela rua.

Por meio de nota, a Prefeitura de Vila Velha informou, ainda durante a noite, que já atuava para minimizar os impactos da chuva e que equipes das secretarias municipais de Defesa Social e Trânsito/Defesa Civil, de Obras, de Serviços Urbanos e de Assistência Social monitoram todas as regiões da cidade.

Ainda segundo a PMVV, as três estações de bombeamento (Guaranhus, Sítio Batalha e Canal da Costa) funcionam normalmente, mesmo sob intenso volume pluvial.

Já a Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que, em Viana, na altura do Km 303 da BR 101, no sentido sul, a pista precisou ser totalmente interditada devido ao alagamento.

Previsão

Depois das fortes chuvas que atingiram o Espírito Santo na noite de quinta-feira (07), o estado continua em alerta para a ocorrência de chuva expressiva e queda de alguns raios nesta sexta-feira (8), principalmente em pontos das regiões Sul e Serrana.

De acordo com informações do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) a zona de convergência do Atlântico Sul, responsável pelas chuvas volumosas nas regiões Centro-Oeste e Sudeste do Brasil, provoca pancadas de chuva com trovoadas na metade Sul do estado e parte do Noroeste capixaba.