E o tempo fechou hoje à tarde em Cachoeiro de Itapemirim, na Região Sul do Espírito Santo. Imagens que circularam na internet mostram a situação em que o município ficou.
O volume de água foi tão grande que chegou a invadir algumas residências. As ruas ficaram bastante alagadas. Segundo informações da Defesa Civil, equipes estão percorrendo os principais pontos de alagamento.
E ainda nesta sexta-feira (17) o Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alertas de chuva para o estado. Ele vale para 23 cidades da Região Sul. O alerta entrou em vigor durante à tarde desta sexta e vai até às 3 horas da manhã de sábado (18). A previsão é que chova mais de 100 milímetros. Os ventos podem ultrapassar os 100 km/h.
Ao todo, o Estado acumula três alertas de chuvas intensas divulgados pelo Inmet, sendo de classificação amarela, laranja e vermelha.
A preocupação é com as regiões em alerta vermelho que podem ter volume de chuva superior a 600 mm por hora ou maior do que 100 mm por dia.
De acordo com o instituto, é grande o risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, de queda de árvores, descargas elétricas, alagamentos, enxurradas e transtornos no transporte rodoviário.
Veja a previsão do tempo para o fim de semana
De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa e Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o tempo deve permanecer instável no Espírito Santo. Isso se deve a uma área de baixa pressão no litoral, que contribui para a organização de um canal de umidade.
Nesta sexta, há previsão de chuva em alguns momentos do dia na metade Sul capixaba e na região Noroeste.
Na Grande Vitória, há variação de nuvens e possibilidade de pancadas de chuva com trovoadas em trechos isolados a partir da tarde. O vento pode soprar com intensidade moderada no litoral, com possibilidade de algumas rajadas.
Leia também: