Geral

Chuva dobra volume de água do Rio Jucu, mas alerta de seca continua no Estado

A chuva também melhorou um pouco a vazão do rio Santa Maria da Vitória, que subiu de 2,7 mil para 3,2 mil litros por segundo, mas ele continua abaixo do nível crítico, que é de 3,8 mil l/seg

Chuvas fizeram com que volume de água do Rio Jucu dobrasse Foto: TV Vitória

Mesmo não caindo na quantidade esperada pelos especialistas e pela própria população capixaba, as chuvas que caíram nos últimos dias em todo o Estado ajudaram a dirimir o problema da seca, que desde o início do ano assola o Espírito Santo.

Tanto que o volume de água do Rio Jucu, que abastece 60% da população da Grande Vitória dobrou de volume, conforme constatou a Agência Estadual de Recursos Hídricos.

O rio Jucu está com vazão de dez mil litros por segundo, de acordo com medição feita esta semana pela Agência Estadual de Recursos Hídricos. Isso é quase o dobro do chamado nível crítico, de 5,2 mil litros por segundo, mas ainda muito longe do ideal. Ainda sim, a Agerh decidiu manter o alerta sobre a crise hídrica no Estado.

O presidente da Agerh, Paulo Paim, admite que vai ser muito difícil o Jucu atingir seu nível histórico, que nos meses de outubro deveria ser 18 mil litros por segundo. Segundo Paim, a melhora foi graças à geografia. “Choveu bastante na Região Serrana do Estado, e a água das chuvas escoou diretamente para o rio sem penetrar no solo, aumentando a quantidade de água do Jucu mais rapidamente”, esclareceu. Isso significa que com alguns dias de sol  o nível do rio pode cair bem rápido. 

A chuva também melhorou um pouco a vazão do rio Santa Maria da Vitória, que subiu de 2,7 mil para 3,2 mil litros por segundo, mas ele continua abaixo do nível crítico, que é de 3,8 mil l/seg. É por isso que a AGERH não vai retirar o sinal de alerta. 

Previsão

chuva deve permanecer no Estado durante o fim de semana. A tendência, segundo o Incaper, é de que na sexta-feira (30) o tempo continue nublado, com pancadas de chuva ao longo do dia e melhoria durante à tarde. O sábado (31) poderá ter sol e chuva passageira no Nordeste do estado. Nas demais regiões, variação de nebulosidade, sem expectativa de chuva.

Acompanhe em tempo real todas as mudanças climáticas no Espírito Santo pelo Folha Clima!