O in´ício da tarde do domingo (28) foi de susto para moradores de Jardim Camburi, em Vitória, que viram o tempo mudar bruscamente. Além da chuva e da ventania, duas ocorrências de queda de árvore foram registradas no bairro.
Uma delas fica na na calçada do Edifício Praia de Paraty, na Avenida Doutor Hervan Modenese Wanderley. As fotos mostram a árvore caída em cima do portão do prédio. A força do vento foi tão intensa que deixou à mostra as raízes da árvore.
Veja as imagens da queda na galeria abaixo:
No mesmo edifício, segundo moradores, uma árvore já havia caído há dois meses. Prevendo que isso pudesse acontecer novamente, o síndico disse que entrou em contato com a prefeitura de Vitória para podar as outras árvores e fazer uma fiscalização de risco.
O processo foi aberto, mas de acordo com o síndico, a prefeitura nunca esteve no local para atender o chamado. Às 16h30 o Corpo de Bombeiros foi até o local e começou o trabalho de corte e retirada da árvore.
Em um outro local do bairro, uma segunda árvore caiu. Desta vez, a queda foi na Rua Elzira Vivacqua, na quadra da Praia, em Jardim Camburi. A rua precisou ser interditada.
De acordo com moradores da região. Os galhos da árvore derrubaram fios, amassaram um veículo e ainda danificaram o telhado de uma residência. Veja as fotos:
Chuva e ventania deixam prejuízos para moradores de Jardim Camburi, em Vitória
Além das quedas de árvores, moradores da região de Jardim Camburi, na Capital, registraram imagens de chuva forte e ventania. Nelas, é possível ver a intensidade dos ventos.
O morador, que registrou o momento, afirmou que um dos galhos da árvore quebrou. Veja as imagens no vídeo abaixo:
Em um condomínio da região, o vento foi tão forte que chegou a estourar o vidro de uma janela.
Outro lado:
A secretaria de Meio Ambiente (Semmam) informou que foram identificadas três árvores caídas em Jardim Cambur e que a equipe acionou a empresa contratada para realizar as intervenções de corte e também de retirada.
Já a secretaria de Segurança Urbana (Semsu) enviou agentes de trânsito para o local onde as ocorrências foram identificadas. Sobre a reclamação do síndico e o pedido feito para a poda das árvores na calçada do Edifício Praia de Paraty, na Avenida Doutor Hervan Modenese Wanderley, a prefeitura respondeu:
Nota na íntegra:
“A equipe precisa acessar o sistema para checar se havia solicitação de podas dessas árvores e, sendo assim, priorizar os atendimentos no bairro.
A Semmam informa ainda que executa periodicamente os serviços de adubação, plantio, transplantio, retirada e poda de árvores em vias públicas da cidade. O serviço é realizado somente em logradouro público e áreas verdes de uso público. Os serviços são planejados pelo setor de arborização e paisagismo e podem ser solicitados pelo munícipe.
Caso a árvore se encontre em área particular, técnico da Semmam vai até o local para constatar se a árvore a ser podada ou retirada está protegida por legislação específica ou se está inserida em área de preservação.
A poda faz parte do 156 da Prefeitura de Vitória, portanto pode ser solicitado das seguintes formas:
• Online, pelo formulário de solicitações de qualquer computador com internet;
• Pelo APP Vitória Online, de qualquer smartphone com iOS ou Android conectado à internet e;
• Pelo telefone, ligando para 156 de qualquer telefone fixo ou celular dentro da cidade de Vitória (custo de uma ligação local).