A chuva que atinge o Espírito Santo desde a última semana tem deixado vários estragos pelos municípios capixabas. Nesta terça-feira (29), a Defesa Civil Estadual registrou rompimentos de barragens, queda de muros e de estradas, além de inundação.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
As ocorrências desta terça-feira foram registradas, principalmente, em Fundão e em Aracruz. Os dois municípios registraram, em 24 horas, acumulado de chuva superior a 200 milímetros. Foram 216,96 milímetros em Aracruz e 200,20 milímetros em Fundão.
De acordo com o boletim da Defesa Civil do Estado divulgado às 17h desta terça, foram registrados, em Aracruz, quatro ocorrências ao longo do dia.
Uma barragem de grande porte rompeu na Represa do Francês. Um trecho da BR-101, no distrito de Jacupemba, foi interditado após o asfalto ceder. (Clique aqui e veja opções de rota para o trecho).
Também no município, o muro de uma casa desabou. Ninguém ficou ferido. A família foi orientada a deixar o local e ir para a casa de parentes ou vizinhos. Outros moradores da região da Vila do Riacho também precisaram sair de casa após terem os imóveis alagados.
LEIA TAMBÉM: Chuva: ES recebe alerta máximo da Defesa Civil após impactos
Pela manhã, o nível do rio que passa pelo município de Fundão atingiu a cota de inundação. Quem mora próximo ao rio ficou preocupado e com receio do volume subir ainda mais.
Chuva atinge o ES desde a última semana
Diversas ocorrências foram registradas pela Defesa Civil do Estado desde o último dia 21. Na ocasião, dez famílias de São Mateus ficaram desabrigadas e três desalojadas. Cinco dias depois foram registradas queda de barreiras na rodovia ES-381, que liga o município à Nova Venécia. A via foi liberada horas depois.
Entre os dias 24 e 26 foram registrados vários pontos de alagamento em Nova Venécia. No sábado (26), uma equipe do Corpo de Bombeiros fez uma vistoria na barragem do município que corre o risco de rompimento.
Em Vila Valério, uma via rural foi destruída pelo aumento da vazão no Córrego do Tesouro. Além disso, algumas barragens foram danificadas com as fortes chuvas. Os distritos mais atingidos, segundo o boletim da Defesa Civil, foram Pintada, Tesouro, Paraju, Rio Novo e Jurama.
LEIA TAMBÉM: Chuva forte deve continuar; Inmet faz três alertas de perigo para o ES
No domingo (27), a chuva provou um deslizamento de terra que atingiu parcialmente uma residência, no Centro de Santa Leopoldina. Por sorte, ninguém ficou ferido. O local foi isolado e duas edificações precisam ser interditadas.
Nesta segunda-feira (28), a queda de um muro de contenção no bairro Santo Afonso, em João Neiva, também atingiu uma casa. Não há informações sobre feridos.
A Defesa Civil também registrou, nesta segunda, a queda de um barranco que oferece risco de desmoronamento de uma casa no bairro Vista de Serra I, na Serra. Os moradores precisaram ser retirados do local.
LEIA TAMBÉM:
>> Trecho da BR-101 ficará interditado por 72h após asfalto ceder
>> VÍDEO | Carro cai em valão após alagamento em Cariacica
>> VÍDEO | Susto! Jacaré é encontrado em calçada de residência na Serra