Os últimos dias foram de chuva forte em diversos municípios do Espírito Santo. Com alagamentos, interdições e deslizamentos, o resultado é que cerca de 300 pessoas precisaram deixar suas casas, duas pessoas morreram e uma ficou ferida.
O motivo para tanta chuva é a atuação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que atinge diversos estados do Brasil, inclusive o Espírito Santo. No entanto, de acordo com o tenente-coronel Wagner Borges, do Corpo de Bombeiros, o fenômeno chegou com pouca força no Estado.
“A Zona de Convergência que atinge o Rio de Janeiro chegou com pouca força no Espírito Santo e isso nos dá segurança maior para atender os municípios que já foram afetados”, explicou.
Segundo o militar, ainda podem ocorrer pancadas isoladas de chuva, algumas acompanhadas de ventos fortes e trovoadas no Espírito Santo. No entanto, não deve ser nada muito grave.
“Não há risco de ocorrer aqui uma chuva como a de Petrópolis. Nosso clima está em estabilidade. Estamos fazendo todos os monitoramentos e estamos empenhados para prestar um serviço de excelência. Se onde você mora tiver uma pancada de chuva e tiver a casa alagada, desligue a chave geral para que você não seja eletrocutado”, recomendou.
Leia também:
>> Chuva forte derruba árvore e causa alagamentos em Aracruz
>> Saiba como fazer doações às vítimas da forte chuva em Alegre
Previsão do tempo
De acordo com Incaper, nesta sexta-feira (18), a combinação entre calor e umidade relativa do ar irá favorecer a ocorrência de pancadas de chuva, a partir da tarde, nas regiões Sul, Serrana, Norte, Noroeste e na Grande Vitória. A região Nordeste têm chuva passageira no início da manhã, mas o sol predomina nos demais horários.
O sábado (19) será de sol entre nuvens e chuva esparsa nas regiões Sul e Serrana. O sol predomina e não há expectativa de chuva nas demais áreas do Estado. O vento sopra com moderada intensidade por todo litoral do Estado. Em alguns momentos, as rajadas podem ser de forte intensidade.
No domingo (20), o tempo segue estável em todo o Espírito Santo. O sol predomina e não há expectativa de chuva no Estado. As temperaturas aumentam em todas as regiões.