As fortes chuvas que atingem o Espírito Santo desde o último final de semana já deixaram desalojados no estado. De acordo com o boletim divulgado no início da manhã desta terça-feira (09), pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, 22 pessoas estão fora de suas casas na Serra e em Pedro Canário.
No município serrano, duas pessoas ficaram desalojadas após um deslizamento no bairro Planalto Serrano, bloco b, ocorrido no domingo (07). Na segunda-feira (08), o desabamento parcial de uma residência deixou outras seis pessoas desalojadas no bairro Campinho da Serra 2. Já em Serra Dourada 3, outras seis pessoas ficaram fora de suas casas após um deslizamento parcial, que atingiu residências.
Em Pedro Canário, no Norte do Espírito Santo, quatro casas ficaram alagadas em decorrência das fortes chuvas, deixando oito pessoas desalojadas.
Ocorrências de quedas de árvores, deslizamentos, alagamentos e interdições ainda foram registrados em diversos municípios, como Cariacica, Vitória, Ecoporanga, Santa Teresa, Iúna, Nova Venécia, Linhares, entre outros. No entanto, nestes locais não houve desalojados.
Previsão
De acordo com a Climatempo, a circulação de ventos entre as camadas baixas e médias da atmosfera ainda está muito favorável à formação de nuvens carregadas no Espírito Santo. Há risco de temporais, com chuva forte, raios e rajadas de vento em todo o estado.
A Climatempo ainda alerta que em virtude dos altos acumulados já registrados nos últimos dias e do que ainda é previsto, há alto risco de alagamentos ou enchentes, transbordamentos de rios e córregos e deslizamentos de terra.
Segundo o Instituto de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) começa a perder força nesta terça-feira (09), mas o tempo segue instável no Espírito Santo. Previsão de pancadas de chuva com trovoadas em todas as regiões, podendo ser localmente forte em áreas da região noroeste do estado.
Para a quarta-feira (10), a previsão é que o tempo siga instável no Espírito Santo. Previsão de chuva ao longo do dia em algumas regiões, sendo que em alguns trechos das regiões Sul e Serrana, as chuvas poderão vir na forma de pancadas com trovoadas.
Na quinta-feira (11), haverá variação de nuvens e previsão de chuva em alguns momentos em todo o Espírito Santo. As temperaturas máximas ficam ligeiramente elevadas.