Ao todo, 264 pessoas estão desalojadas, 59 desabrigadas e três mortes já foram confirmadas no município de Santa Leopoldina, segundo informações da Secretaria de Assistência Social (SEMAS) do município. Todos os casos foram contabilizados no período de uma semana, data em que as chuvas começaram a atingir com intensidade o Espírito Santo.
>>Confira a cobertura completa no caderno especial Chuvas no Espírito Santo!
De acordo com a prefeitura do município, 20 pontos que dão acesso ao local estão bloqueados. Além disso, existe uma grande preocupação com os deslizamentos de terras, já que os barrancos estão encharcados pelas águas das chuvas e a maioria das casas estão localizadas próximas a encostas.
Na localidade de Três Pontes, existem três barragens próximas que geram risco aos moradores que possuem casas ao redor. Por conta disso, cinco famílias precisaram deixar o local.
Em Barra de Mangaraí, alguns moradores perderam seus pertences e algumas casas ficaram completamente alagadas. Em Holanda, uma barragem precisou ser esvaziada por segurança. No mesmo local, uma casa foi atingida por uma encosta. Um homem e seu filho, de 06 anos, morreram soterrados.
Visita de Renato Casagrande
Na última sexta-feira (15), o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, visitou os municípios de Santa Leopoldina e Viana. A região serrana do estado foi a que sofreu os maiores impactos e registrou, até o momento, três mortes durante o intenso período de chuvas.
Em todos os casos de óbitos, as vítimas morreram por conta de deslizamentos de encostas sobre suas residências.
No dia 14 deste mês, uma encosta deslizou, atingindo uma residência localizada na zona rural do município, onde estavam quatro pessoas da mesma família.
Duas delas, sendo pai e filho, morreram. O pai identificado como Fabrício Caus, de 48 anos, morreu no mesmo dia em que o acidente aconteceu. Já o filho dele, Lorenzo Caus de 06 anos, chegou a ser socorrido para um hospital particular de Vitória, mas não resistiu, tendo a morte confirmada na última segunda-feira (18). As outras duas sobreviventes, a mãe de Fabrício e a esposa, passam bem.
Além do pai e filho, na última terça-feira (19), um idoso também morreu vítima de um deslizamento. A casa onde ele estava foi atingida por uma encosta e ele não resistiu aos ferimentos.
Durante a visita, o governador colocou à disposição dos municípios kits de higiene, cestas básicas, colchões e telhas de amianto. Além de Casagrande, estava presente, militares do Corpo de Bombeiro, prefeitos do municípios e outras autoridades.
Confira a galeria de fotos das regiões mais atingida em Santa Leopoldina