Muros destruídos, plantações perdidas, granjas vazias e sujas. Essa é a situação atual de muitos moradores de Marechal Floriano, no interior do Espírito Santo, após as chuvas que atingem o estado.
Na zona rural da cidade, a situação é ainda pior. Segundo a prefeitura, das 1500 propriedades rurais cadastradas no município, 800 sofreram com as chuvas.
Uma delas é a do agricultor José Marinho, que perdeu toda a produção. “É daqui que eu tiro meu sustento. ´É aqui que meu filho, minha esposa e eu trabalhamos. Agora eu tenho que começar a plantar tudo de novo, para colher só daqui a 40 a 60 dias, isso se a chuva diminuir”, lamentou.
O filho dele, Vinicius Marinho, contou que a família chegou a perder cerca de dois mil pés de alfaces, o que gera um prejuízo de cerca de R$ 5 mil reais. “Os pés apodreceram. Com o excesso de água na terra, a plantação murcha e acaba morrendo. Não tem como reaproveitar”, disse.
A Prefeitura de Marechal Floriano informou que está atuando para ajudar os moradores atingidos pela chuva, principalmente da zona rural, que tiveram perda na produção agrícola.
Escolas também precisaram suspender as aulas por causa das fortes chuvas. Dos 14 colégios da cidade, 10 ficam na zona rural. Cerca de 450 alunos ficaram sem aula.
Nas estradas, a força da água deixou muitos buracos e até valas. Em alguns trechos, houve queda de barreiras e bloqueios. De acordo com o secretário do Interior e Transportes do município, Abrão Levi Kiefer, esta situação se repete em diversas estradas.
A Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) informou que máquinas foram contratadas para ajudar na limpeza do município e devem ser liberadas nos próximos dias.
Com informações do repórter da TV Vitória/Record TV, Douglas Camargo.