Diante das chuvas que atingem o Espírito Santo, a Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, no sul do estado, está monitorando a situação do Rio Itapemirim. De acordo com as estações hidrológicas do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), por volta de meio-dia desta segunda-feira (8), o nível do rio estava 1,71 metros acima do normal.
Segundo a Defesa Civil, por conta da precipitação na região da bacia do Itapemirim, o nível do rio sobe desde o fim da tarde deste domingo (7). A tendência, de acordo com o órgão, permanece pelas próximas horas.
A Defesa Civil acompanha o comportamento da vazão em Pequenas Centrais Hidrelétricas de municípios da região sul capixaba e do nível do rio Castelo, que têm impacto no Itapemirim.
Ocorrências
Em áreas mais baixas do distrito de Pacotuba, às margens do rio, foram registrados pequenos transbordamentos na manhã desta segunda-feira. O mesmo ocorre em Conduru, nas margens baixas do rio Castelo.
Na sede do município, foram registradas duas ocorrências geológicas, com afundamento de calçadas nos bairros IBC e Nova Brasília.
A previsão é de mais chuva até esta terça-feira (9). A Defesa Civil de Cachoeiro pode ser acionada pelos telefones 199 e (28) 98814-3497 (plantão 24 horas), para atendimento e orientações em situações de emergência.