Fortes chuvas atingiram municípios do Espírito Santo na noite de sexta-feira (6) e provocaram estragos. Em algumas regiões, os moradores ainda nem se recuperaram da chuva de novembro e já enfrentam mais enxurradas. De acordo com um levantamento feito no início desta semana, com os municípios do Espírito Santo, cerca de 300 pessoas permanecem fora de suas casas em decorrência das fortes chuvas das últimas semanas.
Agora, no entanto, esse número deve ser ainda maior. De acordo com o boletim divulgado pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, na manhã deste sábado (7), no município de São Domingos do Norte, cinco pessoas ficaram desalojadas após o temporal que atingiu a região na sexta-feira (6).
O município de Vila Velha foi o que teve maior acumulado de chuva nas últimas 24 horas, com 99,38 milímetros. Vários pontos de alagamentos foram registrados e algumas ruas e avenidas ficaram intransitáveis durante a noite.
Em Viana, o acumulado foi inferior a 50 milímetros, mas a Polícia Rodoviária Federal precisou interditar os km 298 e 300 da BR-101 nas pistas laterais e o trânsito fluiu precariamente pelo viaduto que está em obras.
ACUMULADOS DE CHUVA
VILA VELHA 99.38
SANTA TERESA 93.03
DOMINGOS MARTINS 77.80
MARECHAL FLORIANO 74.20
VITÓRIA 73.44
FUNDÃO 74.20
BAIXO GUANDU 72.00
CARIACICA 69.34
ANCHIETA 65.80
ARACRUZ 56.46
RIO NOVO DO SUL 55.00
IBIRAÇU 53.07
JOÃO NEIVA 51.60
ATILIO VIVACQUA 50.20
ALERTAS VIGENTES
– Risco de Movimento de Massa – Vila Velha Moderado – CEMADEN
– Risco de Movimento de Massa – Vitória Moderado – CEMADEN
– Risco de Movimento de Massa – Anchieta Moderado – CEMADEN
– Risco Hidrológico – Santa Teresa Moderado – CEMADEN
– Risco de Movimento de Massa – Santa Teresa Moderado – CEMADEN
– Risco de Movimento de Massa – Fundão Moderado – CEMADEN
Situação dos municípios atingidos pelas chuvas
Vitória
Foram registrados vários pontos de alagamentos pelo município; apesar do Alerta de Risco de Movimento de Massa para o município, não houve acionamento da Defesa Civil municipal. (Fonte: COMPDEC – atualizado 06/12/2019)
Vila Velha
Foram registrados vários pontos de alagamentos pelo município; aproximadamente às 20:30 horas de sexta-feira, vária ruas e avenidas ficaram intransitáveis.
Viana
Chuva muito forte no fim da tarde e início da noite desta sexta- feira, deixando vários pontos de alagamentos no município; a PRF informou que houve interdições nos km 298 e 300 da BR-101 nas pistas laterais, o trânsito fluiu precariamente pelo viaduto (em obras).
Apiacá
Alagamento da Avenida Carolina Silveira, no centro do município com a chuva que caiu na tarde de sexta-feira.
Cachoeiro de Itapemirim
Vários pontos de alagamentos em Cachoeiro, principalmente nos Bairros Gilberto Machado, Bairro Baiminas, Aquidaban e no Centro do município.
Mimoso do Sul
Alagamento na chegada do município, rua da Pratinha.
São Domingos do Norte
1. Com o temporal da tarde de sexta-feira, oito residências foram afetadas e sofreram destelhamento parcial, uma família ficou desalojada; houve registro de várias quedas de árvores. (Fonte: COMPDEC – atualizado 06/12/2019)