O número total de desabrigados e desalojados por conta das consequências das chuvas que atingem o Espírito Santo chegou a 2,7 mil pessoas. As informações são do boletim da Defesa Civil Estadual, atualizado às 11 horas desta quinta-feira (26).
Segundo o levantamento, o Estado tem um total de 2.786 afetados, sendo que 2.749 desalojados e 37 desabrigados. No conceito das forças de segurança, desalojado é aquele cuja residência ainda está em condições de uso. Já o desabrigado é quem teve a moradia destruída.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
O município com maior número de desabrigados e desalojados é Mimoso do Sul, na região Sul do Estado. Por lá, são 2.600 desalojados e 20 desabrigados. As pessoas atingidas pelas chuvas foram encaminhadas para a EEEF Monteiro da Silva.
Na cidade, a chuva causou alagamentos, deslizamentos e muitas complicações. ´Segundo a Defesa Civil do município, pelo menos 35 pontes foram arrancadas pela força da água acumulada. Até mesmo prédios públicos foram invadidos pelos alagamentos.
Em Bom Jesus do Norte, outra cidade que foi muito atingida pelas chuvas, há 125 desalojados e 17 desabrigados. Entre os bairros mais atingidos na cidade estão Silvana e Centro. As vítimas das enchentes foram encaminhadas para a Creche Tia Fatinha.
No município de Linhares, segundo a Defesa Civil, há 24 desabrigados.
>> FOTOS | Com fortes chuvas, Mimoso do Sul tem cenário de destruição
Volume de chuva que foi registrado
Segundo o boletim extraordinário da Defesa Civil do Espírito Santo, o maior volume de chuva das últimas 24 horas foi registrado em Afonso Cláudio, com 71,92 mm. Em seguida foi o município de Alegre, com 49, 29 mm e Rio Novo do Sul, com 47,6 mm.
1. Afonso Cláudio- 71,92 mm
2. Alegre- 49,29 mm
3. Rio Novo do Sul- 47,6 mm
4. Domingos Martins- 42,64 mm
5. Guaçuí- 41,12 mm
6. Itaguaçu- 40, 27 mm
7. Atilio Vivacqua- 37,2 mm
8. Cachoeiro de Itapemirim- 31, 38 mm
9. Ibitirama- 31 mm
10. Brejetuba- 28 mm
Pontos de interdição nas estradas
Rodovias estaduais
ES-297
Itabapoana: interdição total na ponte realizada pela Defesa Civil. Segundo informações do relatório da Defesa Civil, o tráfego de veículos pesados está comprometendo a estrutura das casas à margem da rodovia. Além disso, a onda criada pelo tráfego está entrando nas residências e comércio.
ES 391
Mimoso do Sul: interdição total no quilômetro 45 da rodovia, no entroncamento com a Estrada Municipal para São Pedro do Itabapoana. Há registros de queda de barreira e rompimento da pista.
ES-181
Alegre: interdição parcial por conta de queda de barreiras entre os municípios de Alegre a São José do Calçado.
ES-185
Iúna: interdição parcial entre os municípios de Iúna e Ibitirama.
ES-387
Interdição parcial nas proximidades da Cachoeira da Fumaça, localizada em Santa Leopoldina.
ES-484
Guaçuí: interdição parcial entre o município e São José do Calçado.
ES-177
Interdição parcial entre os km 29 e 32, equipes no local.
Rodovias federais
Segundo o DER-ES, não há registro de retenções ou interdições nas estradas.
LEIA TAMBÉM: Inmet renova alerta de chuva e ventos intensos para cidades do ES