O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo para chuvas intensas em cidades no Norte do Estado. O aviso é válido até esta quarta-feira (17), às 11h.
As fortes chuvas podem chegar a 30 mm por hora ou 50 mm por dia. De acordo com o Inmet, além do volume de chuva, o capixaba também pode esperar ventos de até 60 km/h.
Não há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. O alerta de perigo potencial contempla as cidades de Conceição da Barra, Montanha, Mucurici, Pedro Canário e Pinheiros.
O Inmet orienta que em casos de rajadas de vento ninguém de se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descarga elétrica. Outra orientação é para que não estacione veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda e evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Segunda quinzena de novembro continua com chuva no ES
De acordo com o Climatempo, o município de Vitória já acumulou cerca de 206,5 mm de chuva na primeira quinzena de novembro, ou seja, cerca de 94% da quantidade esperada para todo e mês.
Estão previstas para a segunda quinzena de novembro, duas grandes frentes frias no Brasil. A primeira começa a influenciar o Rio Grande do Sul nesta terça-feira (16) e a segunda chega a ao Espírito Santo no diq 23 de novembro.
Segundo o Climatempo, estas duas frentes frias terão um deslocamento semelhante sobre o país: passam rapidamente sobre a Região Sul e deixam áreas de instabilidade mais duradouras e fortes sobre parte do Sudeste e do Centro-Oeste.
Isto significa que, assim como na primeira quinzena do mês, capitais como Vitória, Belo Horizonte, Salvador, Brasília e Goiânia terão chuva mais frequente, com maior chance de eventos de chuva fortes, do que capitais da Região Sul e São Paulo.