Geral

Chuvas intensas: Vila Velha recolhe 14 toneladas de lixo em canais em menos de 24h

A quantidade de lixo foi retirada entre a noite deste domingo (21) e a manhã desta segunda-feira (22)

Foto: Divulgação/ Prefeitura de Vila Velha

Em decorrência das fortes chuvas no final de semana, cerca de 14 toneladas de lixo foram retiradas dos canais do município de Vila Velha. A quantidade de lixo foi recolhida somente entre a noite de domingo (21) e a manhã desta segunda-feira (22).

Na ocasião, equipes de limpeza da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos iniciaram uma força-tarefa para desobstruir os canais, bueiros e vias públicas de várias regiões. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Em alguns bairros, como Terra Vermelha, Ibes, Nossa Senhora da Penha, Glória e Itapuã, foram registrados pontos de retenção de água. Segundo a prefeitura, todas as bombas das sete estações de bombeamento foram ligadas visando garantir o escoamento rápido da água.

LEIA TAMBÉM: VÍDEO | Garis entram em greve na Grande Vitória por reajuste salarial 

Em um comunicado, a prefeitura ressaltou que a atuação preventiva de retirada de lixos, material de erosão dos canais e galerias e as limpezas e desobstruções de bueiros e caixas-ralo possuem como objetivo minimizar os pontos de retenção, possibilitando o escoamento rápido da água da chuva. 

Para que o objetivo seja alcançado, é necessário a conscientização de todos os moradores no descarte correto do lixo. 

Acúmulo de água 

Ainda segundo informações da prefeitura, os três principais rios e canais de Vila Velha, Rio Marinho, Rio Aribiri e Canal Guaranhus, passam atualmente por obras de macrodrenagem.  

Assim, todos os locais estão com interrupções no leito normal da água, com três a quatro pontos de ensecadeiras, o que não permite que a água faça o caminho natural de escoamento. Por isso, com as chuvas, o canal sobe e não permite que as drenagens dos bairros joguem as águas para dentro dele, causando o acumulo de água.

Devido às tempestades, as equipes foram até as áreas para romper todas as ensecadeiras que estavam ao longo do Canal Guaranhus e Canal Marinho. As obras de macrodrenagem em Vila Velha estão 40% concluídas.

LEIA TAMBÉM: Alerta de chuva intensa com risco de alagamento no Espírito Santo até terça-feira