Geral

Chuveiros desligados e instalação de barreiras: as medidas dos municípios do ES para evitar aglomerações

As medidas incluem o desligamento de chuveiros, redução de iluminação e instalação de barreiras nos calçadões

Foto: Prefeitura de Vitória/ Fernanda Neves Gomes

Visando diminuir o número de aglomerações nas orlas, as prefeituras de alguns municípios capixabas têm tomado algumas atitudes, desde desligar chuveiros, instalar barreiras e reduzir a iluminação no calçadão.

Na Praia de Camburi, em Vitória, os chuveiros se encontram desligados e lacrados. Nesta quinta-feira (14), a utilização dos equipamentos foi suspensa pela prefeitura em todas as praias da cidade.

Desde o início da semana, o calçadão de Camburi também teve sua iluminação reduzida. A administração pública avaliará, nos próximos dias, se a medida surtiu o efeito desejado.

Em Vila Velha, 48 chuveiros foram desativados desde o dia 5 de maio. Além disso, a prefeitura instalou barreiras de concreto no calçadão das praias da Costa, Itapuã e Itaparica, com o objetivo de dificultar a circulação das pessoas.

Os chuveiros das praias da Serra foram desligados ao fim do verão e não serão religados até a alta temporada. A medida contribui para reduzir o número de banhistas nas praias e evitar a disseminação do novo coronavírus.

Já na região sul do estado, a cidade de Guarapari desligou os chuveiros das praias do Morro e do Centro. Marataízes proibiu a permanência de qualquer pessoa nas praias do município. Em Anchieta, a proibição se aplica ao balneário de Iriri, onde há o maior número de casos da covid-19, mas a orientação é para que se evite frequentar as demais praias da cidade.

No norte, Aracruz tomou a mesma atitude e desligou os 18 chuveiros existentes nas sete praias do municípios.

Economia

Os desligamentos dos chuveiros permitem que cada prefeitura economize, em média, entre R$ 5 mil e R$ 15 mil por mês. O valor varia de acordo com a quantidade de equipamentos instalados

Com informações do repórter Alex Pandini, da TV Vitória/Record TV.