O governo do Espírito Santo vai fazer um investimento de R$ 39 milhões, distribuído entre os 78 municípios capixabas, para elaboração dos Planos Municipais de Adaptação às Mudanças Climáticas.
O anúncio foi feito por Renato Casagrande (PSB), nesta quarta-feira (13), durante o segundo dia da Conferência das Nações Unidas para Mudanças Climáticas (COP29), que acontece em Baku, no Azerbaijão.
A partir de 2025, cada município receberá um aporte de R$ 500 mil para elaboração dos planos. Os valores serão disponibilizados através do Fundo Cidades – Adaptação às Mudanças Climáticas.
Leia também:
Leilão on-line do MPES terá carros, bebedouros e mais de mil itens
Fim da escala 6×1: PEC atinge assinaturas necessárias para ser protocolada
Caixa retoma os “poupançudos”, sucesso da década de 2000
O governador do Estado afirmou que o plano irá definir prioridades e vulnerabilidades dos municípios, e que se reunirá com os prefeitos eleitos e reeleitos.
“Agora nós vamos ter um plano que vai definir prioridades, e quais são as vulnerabilidades dos municípios. Vamos transferir recursos, e também fazer uma reunião com os prefeitos eleitos e reeleitos. No início de 2025, vamos repassar os recursos para os municípios”, declarou.
A estruturação dos Planos Municipais de Adaptação envolverá diagnósticos detalhados, identificação de vulnerabilidades, elaboração de estratégias e metas locais para enfrentamento de eventos climáticos extremos, como enchentes, secas e deslizamentos.
A iniciativa buscará capacitar os gestores municipais, promovendo a integração de políticas climáticas e ambientais em nível local.
“Tive a oportunidade de conversar com o Banco Mundial, que é parceiro do governo do Estado em financiamentos de diversas obras, como Águas e Paisagens I, e agora, Águas e Paisagens II, que são investimentos importantes na área de inovação e de mudanças climáticas”, pontuou.
O projeto de apoio aos municípios na elaboração dos planos será coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama).
Já os planos serão desenvolvidos em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), por meio do projeto Adapta Cidades.
O projeto federal foi criado com o propósito de apoiar as cidades brasileiras na elaboração de instrumentos que respondam aos desafios impostos pelas mudanças climáticas.