Às vésperas do carnaval que foi cancelado na maioria das cidades do Espírito Santo, as prefeituras afirmam que vão aumentar a fiscalização contra blocos de rua irregulares para evitar aglomerações.
Na Serra, serão 100 agentes mobilizados até quarta-feira de cinzas. O gerente da Vigilância Sanitária do município, Marcos Tosta, explicou que a fiscalização terá caráter de orientação, mas há punições para reincidentes ou quem não obedecer as regras.
“A gente tem a Guarda Municipal, os agentes de trânsito, fiscais de meio ambiente e de postura e da vigilância sanitária, além da Polícia Militar. Podem haver sanções de acordo com o código sanitário, que vão desde a interdição da atividade até a aplicação de multa“, explicou.
Em Vitória, o tradicional bloco do Kustelão não terá festividades neste ano. O organizador Joubert Oliveira lembra que na última edição, em 2020, cerca de 30 mil pessoas tomaram as ruas e avenidas de Vitória para curtir a folia.
“Eu, como organizador, acredito que é uma coisa que temos que colocar o pé no chão e ver que a situação ainda não está legal. É o segundo ano consecutivo que não estamos colocando o bloco na rua por conta da pandemia“, disse.
Um dos focos das Forças de Segurança e de fiscalização, neste ano, são os blocos irregulares. Em Vitória, o carnaval de rua foi cancelado pela prefeitura. Na Capital, haverá integração entre a Polícia Militar, a Guarda Municipal, fiscais e o Disque-Silêncio, como explicou o secretário municipal de governo e desenvolvimento, Marcelo Oliveira.
“As ações acontecem de forma integrada, sempre no intuito de orientação. Mas também podem ter ações de apreensão e de aplicação de multas de quem vier a descumprir a determinação legal“, destacou.
Sem folia: 17 cidades do ES cancelaram programação de carnaval
Na região litorânea do Espírito Santo, destinos que recebiam muitos turistas por causa do carnaval, também reforçarão a fiscalização. A maioria dos municípios também proibiu alto falantes nas praias.
Nas montanhas capixabas, também não haverá programação, mas o turismo sem aglomeração é incentivado.
Veja as cidades mais procuradas pelos foliões que cancelaram o carnaval no ES
Anchieta
Cachoeiro de Itapemirim
Cariacica
Colatina
Conceição da Barra
Domingos Martins
Guarapari
Linhares
Muqui
Piúma
Presidente Kennedy
Santa Teresa
São Mateus
Serra
Viana
Vila Velha
Vitória
Marataízes vai manter o carnaval
Mesmo em risco moderado até o próximo domingo, Marataízes decidiu manter a programação. Mesmo com o cerco mais apertado, as autoridades acreditam que, após o carnaval, as aglomerações possam aumentar a procura de pacientes com sintomas gripais nas unidades de saúde.
A expectativa, no entanto, segundo o subsecretário estadual de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, é que o aumento de casos de covid-19 não ocorra na mesma proporção que aconteceu em janeiro, após o réveillon.
“Esse aumento não deve ser tão significativo. Já temos uma boa cobertura vacinal, temos uma população suscetível bem menor. O aumento deve ocorrer, mas não com a quantidade tão grande como foi no início do ano“, afirmou.
*Com informações do repórter Lucas Pisa, da TV Vitória/Record TV.