Geral

Cidades italianas tem casas à venda por apenas 1 euro; cilada ou bom negócio?

A ideia é repovoar regiões que foram abandonadas ao longo do tempo e preservar patrimônios históricos; há imóveis em regiões famosas como a Toscana e Sicília

Foto: Divulgação / Ansa – Brasil

O prefeito da Ilha Isola Madre, em Taranto, na região da Puglia, na Itália, lançou um projeto para vender casas por apenas um euro, o que corresponde a R$6,42. A ideia é repovoar a região italiana que, assim como outras partes do País, estão abandonadas.

A ‘promoção’ é feita em pelo menos 30 vilarejos italianos e tem imóveis em regiões bem conhecidas como a Toscana e Sicília.

De acordo com uma pesquisa, publicada numa reportagem do portal UOL, essas cidades estão ficando vazias desde o milagre econômico italiano, nas décadas de 1950 e 1960, quando os jovens deixaram as áreas rurais para tentar uma vida melhor nos grandes centros. Os idosos que restaram no local acabaram morrendo e as cidades ficaram abandonadas.

O objetivo é preservar o patrimônio histórico do País, por isso, quem for comprar os imóveis tem de estar disposto a reformar casas que podem estar em ruínas e seguir uma série de restrições, bem como um sistema tão burocrático quanto o do Brasil.

Entre as normas a serem seguidas, estão: um investimento mínimo na reestruturação do imóvel, que varia de acordo com cada cidade; terminar a obra dentro de um certo prazo e que o comprador tenha ciência e compromisso com as despesas das documentações.

Se a pessoa não cumprir todas as regras ele poderá pagar uma multa e ter de devolver o imóvel para a prefeitura.

Se interessou? Veja mais informações no site Case a 1 Euro.