
A Prefeitura de Vila Velha divulgou, nesta segunda-feira (28), o resultado da balneabilidade referente à coleta feita no dia 21 de março em 12 trechos da orla do município.
O estudo mostrou que sete locais estão próprios para banho, quatro deles – Praia dos Recifes, Itapoã e dois pontos da Praia da Costa (saída da Av. Champagnat e Curva da Sereia) – estavam interditados no último exame, realizado em fevereiro. A praia de Coqueiral de Itaparica e as lagoas Grande e de Interlagos seguem abertas sem restrições aos banhistas.
Ainda de acordo com o exame de balneabilidade, seguem impróprias para banho cinco trechos de Vila Velha: Foz do Rio Jucu, Ponta da Fruta, Barrão, Praia do Ribeiro e Prainha de Vila Velha.
Estudo e financiamento
No mês passado, foi assinado um convênio entre a Prefeitura de Vila Velha, o Governo do Estado e a Agência Reguladora de Saneamento e Infraestrutura Viária (Arsi) para melhorar os serviços de saneamento do município.
O valor do investimento é de cerca de R$ 650 milhões e a previsão é de que, em dez anos, os 23 mil imóveis da cidade que ainda lançam esgoto sem tratamento no meio ambiente estejam interligados no serviço de esgotamento sanitário disponível.
Segundo a Cesan, o serviço com coleta e tratamento de esgoto alcança hoje 54,6% da população do município, porém, somente 44,5% interligaram seus imóveis às redes de esgoto.