Geral

Cio Canino: o que é e o que acontece com a sua cadelinha?

O ciclo reprodutivo de uma cadela acontece, em média, duas vezes por ano, e precisa de alguns cuidados

Foto: Divulgação / Pexel

Um bichinho em casa traz alegria, boa companhia e muitos momentos de lazer para toda a família. Ao mesmo tempo, ter um cachorro traz também responsabilidades para seus tutores. Nesse sentido, uma das grandes preocupações e dúvidas giram em torno do cio canino, como funciona esta fase e ainda se ela necessita de cuidados especiais.

O cio da sua cachorra se equipara, de certa maneira, ao período menstrual das mulheres. Embora tenha diferenças em relação aos seres humanos, o cio faz parte do ciclo sexual de reprodução dos cães, e é neste momento que o animal pode engravidar.

Ainda, nesta fase, a cadela enfrenta alterações hormonais durante meses. Por isso, é possível tomar algumas medidas para que ela atravesse o ciclo da maneira mais segura e confortável possível.

O que é o cio?

O cio é apenas uma parte do ciclo reprodutivo canino. É neste período que a cadela está ovulando, com diminuição nos níveis de estrógeno e um aumento nos níveis de progesterona.

Quando a cadela entra no cio?

A sua cachorrinha entra no cio quando atinge a maturidade reprodutiva. Isso pode acontecer a partir dos seis até os doze meses de idade.

Este momento vai depender da raça e da saúde da cadela.

Fases do ciclo reprodutivo canino

Entender todas as outras etapas do ciclo vai te ajudar a cuidar melhor do seu animalzinho.

Proestro

O Proestro é o início do estímulo hormonal de uma cachorrinha. Neste momento, ela já libera feromônios capazes de atrair os machos. Mas não está, contudo, pronta para cruzar.

Como identificar o Proestro? O seu pet já pode apresentar aumento da vulva, com secreção rosada ou avermelhada.

Quanto tempo dura o Proestro? De cinco a quinze dias.

Estro

O Estro é o cio propriamente dito, que todo mundo já ouviu falar. É exatamente neste momento que a cadela pode procriar, porque está no período fértil.

Como identificar o Estro? A secreção pode ou não cessar. A cadelinha apresenta lambedura genital e se torna receptiva ao macho.

Quanto tempo dura o Estro? A duração média é de três a dez dias.

Diestro

Se a sua cadelinha chegou a cruzar, é nesta fase que o corpo dela pode permitir o avanço da gestação. A produção de hormônios, contudo, acontece de qualquer forma, tendo havido ou não a fecundação.

Como identificar o Diestro? A sua cachorra não estará mais receptiva ao macho, mas ela estará bem mansinha. A vulva pode apresentar um corrimento com aspecto mucoso.

Quanto tempo dura o Diestro? Depois do Estro, esta fase dura até três meses.

Anestro

O Anestro é uma espécie de intervalo entre as outras três fases. A atividade hormonal é menor.

Como identificar o Anestro? Sua cachorrinha está como o habitual: feliz, leve é saudável. Sem explosões de hormônios, secreções e com a vulva de tamanho normal.

Quanto tempo dura o Anestro? Esta fase dura de três a dez meses.

Cuidados com a cadela durante o cio

As variações hormonais e tantas alterações no corpo da sua cachorrinha podem causar estresse e desconforto para ela.

Por isso, é fundamental que ela seja muito bem cuidada, receba atenção e muito carinho.

– Ela pode ficar sem fome. Certifique-se de que ela está comendo bem. Selecione uma ração bastante nutritiva e gostosa. A sua cachorrinha precisa estar disposta e saudável.

– A caminha e seus locais de descanso precisam estar limpos. Ninguém gosta de dormir em lugar sujo, não é mesmo?

– A região genital precisa de atenção redobrada. A cadela pode querer lamber a região de maneira excessiva, e isso pode causar infecções. Consulte um veterinário para aprender a melhor forma de higienização do local.

– Protetores higiênicos podem ser uma boa solução para mantê-la confortável e também o ambiente limpo. Assim como absorventes menstruais, eles devem ser trocados pelo menos duas vezes por dia.

– Se a intenção não é permitir que a cadela cruze, é essencial deixá-la totalmente afastada de machos não castrados.

– Observe o seu pet. Alterações comportamentais muito bruscas podem necessitar da ajuda de um profissional.

– Como sempre, capriche no amor e nos afagos.