Geral

"Clima mais normal e menos tenso", diz governador do ES sobre Dia da Independência

O governador ainda destacou sobre a importância de zelar pela democracia e todos os anos relembrar esse momento de conquista da independência

Foto: Thiago Soares/ Folha Vitória

Dia ensolarado, tranquilidade e ordem marcaram o Dia da Independência do Brasil celebrado na avenida Beira-Mar, no Centro de Vitória, nesta quinta-feira (07). De acordo com o Governador do Estado, o clima menos tenso traz de volta o verdadeiro sentido da democracia.

“Um clima muito mais ameno e normal. Uma ausência de tencionamento no ambiente. Isso é muito bom para a democracia. Quando vamos às ruas homenagear a pátria, temos o sentimento de saber que não corremos risco, e isso é um avanço”, afirmou Renato Casagrande, governador do Espírito Santo.

O governador ainda destacou sobre a importância de zelar pela democracia e todos os anos relembrar esse momento de conquista da independência.

 >> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

“Estamos em um momento em que as instituições se fortaleceram no Brasil. O dia 7 de setembro é um dia de lembrar e relembrar o ato da independência do Brasil e ao mesmo tempo fortalecer o espírito democrático da população brasileira. É a necessidade de todos os dias a gente cuidar dessa independência. Quando lembramos dessa data, sabemos que nosso desafio ainda é gigantesco”, reforçou Casagrande. 

Confira outras informações sobre o desfile do Dia da Independência

O Dia da Independência do Brasil começou com comemoração e desfile nesta quinta-feira (7), no Centro de Vitória. A primeira apresentação programada foi a simulação de salvamento em alto mar, realizada pelo Notaer.

A atração contou com o uso de helicóptero e participação de militares. O público pode acompanhar a simulação, que ainda teve efeitos de fumaça nas cores verde e amarelo.

Foto: Thiago Soares

O público presente também acompanhou o acendimento da Pira da Independência, pelo governador Renato Casagrande, acompanhado dos prefeitos de Vitória, Lorenzo Pazolini, e de Vila Velha, Arnaldinho Borgo.

Milhares de pessoas acompanham o desfile. O público ficou concentrado nas arquibancadas instaladas na avenida. A calçada da baía de Vitória não foi liberada para a população em geral, apenas para imprensa e profissionais a trabalho.

Segundo o governo do Estado, a programação vai contar com atrações aéreas, com rapel realizado de helicóptero pelo Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (Notaer), da Secretaria da Casa Militar, assim como aeronaves da Marinha, além de desfile marítimo com embarcações da Marinha, Bombeiros e Polícia Militar, fora a parte terrestre. Haverá, inclusive, desfile de carros antigos.

“Ninjas”: Grupamento Especial da PM faz simulação de ataque durante desfile

Vestidos com toucas “ninjas, Grupamento Especial da Polícia Militar faz simulação de ataque durante desfile cívico-militar na manhã do feriado do Dia da Independência, celebrado nesta quinta-feira (07), na Beira-Mar, no Centro de Vitória.

Este ano, o público ficou concentrado em apenas um lado da via e nas arquibancadas.