Uma clínica veterinária foi interditada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Guarda Municipal de Vila Velha, na manhã de terça-feira (24), no bairro Garoto. Dentre as irregularidades, até medicamentos vencidos foram encontrados no local.
A ação foi planejada após um ofício encaminhado pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-ES), onde foi solicitada fiscalização do Bem-Estar Animal na clínica, que possuía irregularidades constatadas, após inspeção do próprio CRMV-ES.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Além disso, segundo informações da prefeitura, existe ausência de registro no próprio órgão que fiscaliza a Medicina Veterinária no Espírito Santo.
No momento da inspeção, foram detectados medicamentos vencidos, ausência de licença ambiental, condições sanitárias inadequadas, falta de procedimentos básicos de esterilização de materiais cirúrgicos e presença de materiais inadequados e conflitantes com os matérias de uso em cirurgias.
O Diretor de Bem Estar Animal, Celso Christo, relatou que as condições são incompatíveis com a realização de procedimentos cirúrgicos e internação clínica, e que o proprietário da empresa, precisará se adequar:
“Somente após a emissão do relatório de adequações e o cumprimento das medidas saneadoras é que o proprietário da Clínica Veterinária poderá solicitar o retorno das atividades de maior complexidade, como internação clínica e procedimentos cirúrgicos. O objetivo da ação foi atuar diretamente na estrutura física da empresa e nos procedimentos médico veterinários, que podem causar consequências na saúde dos animais, seja por imperícia, imprudência ou negligência, gerando invariavelmente maus tratos nos animais atendidos”, destacou o diretor Celso Christo.
Leia também: Chuva causa alagamentos, destrói pontes e deixa cidade sem sinal de telefone e internet no ES
A secretária interina de Meio Ambiente, Isabela Igreja, ressaltou que o dever da Secretaria de Meio Ambiente é proteger a população de práticas abusivas, que degradam não só o meio ambiente, mas a saúde humana e animal:
“É difícil conseguir entender como ainda existem profissionais que não se adequaram à realidade atual e continuam trabalhando desta forma. Continuaremos nosso trabalho, com o apoio da população, ao Bem Estar Animal.”
A Diretoria de Bem Estar Animal recebe denúncias de maus tratos de maneira oficial, através do telefone 162 ou através deste link.
A reportagem do Folha Vitória tentou contato com a Clínica Bixus’s Veterinária, mas não houve retorno até a publicação desta reportagem. Caso haja um posicionamento, o texto será atualizado.