A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lança nesta quarta-feira, 6, em Brasília, a Campanha da Fraternidade 2019, com tema “Fraternidade e Políticas Públicas”. A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, participou do evento realizado na sede provisória da CNBB no período da manhã. Na abertura do evento, o bispo auxiliar e secretário-geral, Dom Leonardo Steiner, leu a mensagem enviada pelo Papa Francisco para a campanha no Brasil.
“Todas as pessoas e instituições devem se sentir protagonistas das iniciativas e ações que promovam o conjunto das condições de vida social que permitem aos indivíduos, famílias e associações alcançar mais plena e facilmente a própria perfeição”, diz a mensagem vinda do Vaticano.
Steiner reforçou que o tema da campanha foi escolhido há mais de dois anos, entre 80 sugestões. “Para que nós todos nos preocupássemos com o Brasil, com as pessoas que vivem quase à margem da nossa sociedade”, afirmou o bispo auxiliar. “Sabemos que as políticas são responsabilidade de Estado e governos”, ressaltou. “Queremos dar nossa contribuição com a nossa reflexão. A sociedade brasileira está necessitada de diálogo e de paz”, disse.
A representante do Conselho Nacional de Saúde Vânia Lúcia Ferreira Leite fez uma crítica ao sucateamento do Sistema Único de Saúde (SUS).
Ela citou a Emenda Constitucional 95 que pode comprometer o financiamento do sistema. A mesma emenda também foi criticada por Gilberto Vieira dos Santos, secretário-adjunto do Conselho Indigenista Missionário, que citou a necessidade de políticas públicas para os povos indígenas.
Arquidiocese de Vitória
A abertura da Campanha da Fraternidade, na Arquidiocese de Vitória, acontece no primeiro domingo da Quaresma, dia 10 de março. Para que todos os fiéis da Igreja Particular de Vitória vivenciem este momento com plenitude, o Arcebispo Metropolitano de Vitória, Dom Dario Campos, através de uma carta enviadas às paróquias, fez um convite para que todos estejam presentes na abertura da Campanha, que terá início às 15 h na Praça Costa Pereira, no Centro de Vitória.