O governo do Espírito Santo anunciou, na manhã desta segunda-feira (16) a abertura de 2.500 mil novas vagas do programa CNH Social, que disponibiliza carteiras de habilitação de forma gratuita para a população de renda mais baixa, nas categorias A (motocicleta) e B (carro), para quem ainda não possui CNH.
O programa também possibilita adição das categorias A e B, para quem já tem o documento, além de mudança para as categorias D e E.
As inscrições para participar do programa serão abertas à partir de 12h desta segunda (16). Ao longo de 2020, segundo o diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES), Givaldo Vieira, serão ofertadas 7 mil vagas, divididas em três etapas.
No evento também foram entregues 351 carteiras de motoristas para beneficiários do programa de 2019. Na edição deste ano, o material da “Etapa de Sensibilização pela Vida no Trânsito” acontece à distância, por consequência do contágio do coronavírus. Nesta etapa serão enviados materiais com alerta sobre a responsabilidade no trânsito.
“Antes de a pessoa receber, efetivamente, o documento para sair dirigindo o veículo, ela passa por um processo de sensibilização. Muitas vezes é uma palestra, ou a apresentação de um filme, com o objetivo de que essa pessoa, que recebeu recursos do povo capixaba para custear sua carteira de habilitação, seja um condutor ou condutora exemplar, que siga as regras do trânsito e não prejudique a própria vida e a vida de outras pessoas”, explicou o diretor-geral do Detran.
Com o documento em mãos, agora o beneficiário que recebeu a CNH vai seguir para a última fase, que é de capacitação, que pode auxiliar na inserção dos novos motoristas no mercado de trabalho. “É bom que tenhamos essa etapa de capacitação, porque agora vocês vão lidar com vidas. Junto com o documento, vai uma grande responsabilidade”, disse o governador Renato Casagrande
As inscrições para a etapa lançada nesta segunda-feira (16) se estendem até o dia 25 de março, até às 23h59. Os candidatos interessados devem se inscrever no site do Detran e informar os dados pessoais.
Como participar?
Quem quiser se inscrever para o programa deve estar inscrito no Cadastro único para Programas Sociais do Governo Federal (CADúnico); ser maior de 18 anos; ser alfabetizado; comprovar domicílio o residência no Espírito Santo; possuir Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou Carteira de Identidade equivalentes; ter renda familiar de até dois salários mínimos, além de não possuir impedimento jurídico para dirigir, ou deficiência que impeça a obtenção do documento.
O governo exige que a pessoa que esteja cadastrada no Cadastro Único tenha os dados atualizados nos últimos 24 meses.