Geral

CNH Social tem mais de 59 mil inscritos para 3 mil vagas

Além das três mil vagas ofertadas no mês de abril, o programa irá disponibilizar outras cinco mil vagas em novas fases a serem realizadas durante o ano

Foto: Divulgação

O prazo para as inscrições da CNH Social chegou ao fim na quarta feira (07). De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES), foram realizadas 59.064 inscrições e o resultado com os selecionados para preencher as três mil vagas disponíveis será divulgado na próxima terça-feira (13), às 12 horas, no site do Detran-ES.

Além disso, para aqueles candidatos que não forem selecionados nessa lista, haverá uma nova oportunidade de ser contemplado. No dia 1º de junho, às 12 horas, será divulgada uma chamada única de suplentes, também no site do Detran-ES. O objetivo é preencher as vagas remanescentes após desclassificação de candidatos que não respeitarem os prazos estabelecidos no processo de habilitação.

O programa possibilita o acesso gratuito de pessoas de baixa renda à primeira habilitação nas categorias A (moto) ou B (carro) e, para aqueles que já são habilitados, a adição de categoria A ou B e mudança de categoria para D (van, micro-ônibus, ônibus) ou E (caminhão e carreta). O Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES), está disponibilizando três mil vagas de CNH gratuita nessa primeira fase do programa.

Os critérios de seleção consideram, com base nos dados informados pelo cidadão no Cadastro Único, a menor renda per capita, maior número de componentes no grupo familiar, candidatos com Ensino Fundamental completo, beneficiário do Bolsa Família e data e hora de inscrição. Entre os candidatos que se declararam Pessoa com Deficiência (PCD), poderão ser contemplados somente aqueles cuja deficiência não impeça a obtenção da CNH, na forma da legislação de trânsito vigente.

Novas vagas

Mais 2.500 vagas serão abertas na 2ª fase do programa CNH Social neste ano, prevista para junho, e outras 2.500 na 3ª fase, prevista para setembro, totalizando 8 mil carteiras de motorista e um investimento de R$ 11 milhões em 2021.

O diretor geral do Detran-Es, Givaldo Vieira, destacou que o programa é uma forma de ajudar a população a se capacitar profissionalmente. “Como em todos os anos, a procura pelas vagas do programa CNH Social é grande e isso reflete a importância da habilitação e qualificação profissional dos condutores como oportunidade de geração de emprego e renda neste momento de pandemia”.