A cobrança de pedágio em sentido único na Terceira Ponte será definitivo. A decisão foi divulgada nesta segunda-feira (15), data em que terminou o prazo para o estudo da nova forma de cobrança.
Com isso, os motoristas que seguirem no sentido Vitória – Vila Velha continuarão isentos do pagamento de pedágio. Já quem trafegar no sentido oposto seguirá pagando os valores que começaram a vigorar no dia 17 de junho – R$ 2 para automóveis, R$ 1 para motocicletas e R$ 4 para ônibus.
No dia 17 de julho, um mês após o início da nova forma de cobrança, a Agência de Regulação dos Serviços Públicos do Espírito Santo (ARSP) e a Secretaria de Estado de Transporte e Obras Públicas (Setop) optaram por manter a cobrança em sentido único e prorrogar o estudo por mais 90 dias. O prazo para a conclusão desse estudo terminou nesta segunda.
Para o diretor-geral da Arsp, Julio Castiglioni, quando se decidiu pela implantação do sistema unidirecional de cobrança, já era possível prever a ocorrência de melhorias na fluidez do tráfego, mas seria necessário monitorar o comportamento dos motoristas durante o período experimental.
“Não ocorreu qualquer alteração significativa na quantidade de veículos que trafegam diariamente com destino a Vila Velha, sendo que, nos meses de agosto e setembro, houve uma discreta queda no fluxo de 0,05% e 0,18%, respectivamente, quando comparado com os mesmos meses de 2017”, informou o diretor.
A equipe técnica da Arsp avaliou os benefícios trazidos pela cobrança unidirecional, concluindo que dois terços dos usuários que trafegam diariamente pela Terceira Ponte com destino a Vila Velha – o que representa mais de 30 mil veículos por dia – foram beneficiados com uma diminuição de cerca de 10% a 12% no tempo de viagem sobre a ponte, haja vista que não necessitam mais parar o veículo, efetuar o pagamento da tarifa, receber o troco e reacelerar na subida da ponte, que tem um aclive sobremaneira acentuado. E, mesmo para aqueles usuários que já utilizavam o sistema de cobrança automática, a cobrança unidirecional passou a evitar a disputa por faixas de rolamento.
“Havia disputa de faixas. Quem saía da Praça do Cauê, por exemplo, precisava se deslocar lateralmente até chegar à extremidade direita da via e ingressar, enfim, na via expressa. Agora não existe mais esta necessidade, uma vez que o motorista poderá acessar qualquer uma das faixas de subida”, ressaltou Castiglioni.
Para os demais veículos que trafegam com destino a Vila Velha no horário de pico, ou seja, cerca de 15 mil veículos por dia, os estudos técnicos demonstraram que a percepção de melhoria acarretada pela cobrança unidirecional varia de usuário para usuário e depende de sazonalidades e de ocorrências que já existiam no fluxo da Terceira Ponte.
Observou-se, por exemplo, que a incidência de panes e de acidentes de trânsito, no horário de pico, acarreta piora significativa na fluidez do tráfego, algo que, no entanto, não se relaciona com a cobrança unidirecional implantada desde junho. Da mesma forma, também há diferença de percepção quando se considera o dia da semana observado (com segundas e sextas-feiras sendo potencialmente mais críticas, e terças-feiras sendo mais amenas, em geral), e quando se considera o horário de ingresso na região da Praça do Pedágio (a fluidez do tráfego se comporta melhor no início e no fim do período de pico).