Quatro municípios capixabas registraram os maiores acumulados de chuva nas últimas 24 horas. De acordo com o relatório da Defesa Civil Estadual, divulgado na manhã desta segunda-feira (19), Colatina foi a cidade onde mais choveu, registrando um acumulado de 41.96 milímetros.
Os outros locais foram São Domingos do Norte, com 26.57 milímetros, Governador Lindenberg, registrando 21,27, e Domingos Martins, com 20.63. Os dados, segundo a Defesa Civil, foram passados pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).
Além do volume de chuva, o relatório também apontou a situação de cada município atingido nos últimos dias por temporais e enxurradas. Ainda em Colatina, os alagamentos no bairro Santa Terezinha atingiram casas, três famílias perderam seus pertences e estão sendo atendidas pela Compdec e Assistência Social municipal.
No último sábado (17), o governador Paulo Hartung sobrevoou a Região Sul do Estado e visitou os municípios de Iconha, Cachoeiro de Itapemirim e Castelo, cidades mais castigadas entre as 19 que foram atingidas pelas fortes chuvas que caem na região desde a última quinta-feira (15). Hartung viajou acompanhado do comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Carlos Marcelo D’Isep Costa, e do coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Fabiano Bonno. O sobrevoo e as visitas tiveram como objetivo acompanhar a evolução dos transtornos, dos trabalhos realizados e identificar as ações necessárias.
Confira como está a situação das outras cidades:
Muniz Freire: 14 famílias foram desalojadas e houve deslizamento de massa. Um rolamento de blocos também interditou a ES-379 isolando o distrito de São Cristóvão.
Mimoso do Sul: 40 famílias estão desabrigadas e 13 famílias desalojadas.
Rio Novo do Sul: quatro famílias acabaram desabrigadas e 14 famílias foram desalojadas.
Piúma: uma família ficou desalojada.
Alfredo Chaves: duas famílias estão desalojadas e houve quedas de barreiras.
Cachoeiro de Itapemirim: 143 famílias (433 pessoas) ficaram desalojadas e uma família ficou desabrigadas. Os deslizamentos atingiram os bairros Rubem Braga, Village, Novo Parque, Amaral, Baiminas e Laranjeiras.
Presidente Kennedy: sete famílias estão desabrigadas
Jeronimo Monteiro: uma família foi desabrigada
Castelo: 83 pessoas foram desabrigadas e 276 desalojadas.
Anchieta: 20 pessoas ficaram desalojadas
Iconha: seis pessoas estão desalojadas, a limpeza de ruas e estradas teve início, além da recolocação de pavimentos.
Linhares: nove pessoas estão desabrigadas em uma escola do bairro Jardim Laguna, sob os cuidados da Ação Social, todos oriundos do Bairro Olaria. Duas famílias foram desabrigadas devido à inundação.
Situação de Emergência
De acordo com a Defesa Civil Estadual, até o momento dois municípios informaram que irão declarar Situação de Emergência. São eles Iconha e Castelo. Os demais estão levantando informações para avaliar se irão declarar emergência.
Alertas ativos no Estado
– Risco de Movimento de Massa – Moderado em Mimoso do Sul, Atílio Vivacqua, Rio Novo do Sul, Cachoeiro de Itapemirim, Brejetuba, Guarapari, Presidente Kennedy, Anchieta e Piúma.
– Risco de Inundação – Alto em Alfredo Chaves, Linhares e Colatina.
Orientações
• Em casos de chuvas fortes o mais importante é proteger a sua vida e de seus familiares. Encaminhe-se imediatamente para um lugar seguro;
• Fique atento a movimentações de terra. Trincas no chão, inclinação de cercas, postes e árvores podem indicar o início de um deslizamento. Abandone imediatamente sua casa e procure um local seguro;
• Se houver muita infiltração na casa e acontecer rachaduras nas paredes ou escutar algum barulho estranho, abandone sua residência;
• Tenha sempre em mãos os telefones da Defesa Civil de seu município;
• Em caso de emergências, ligue para o Corpo de Bombeiros. O telefone é o 193;
• Evite as áreas alagadas. Terrenos acidentados, buracos e bueiros abertos, assim como fiação elétrica exposta, podem causar acidentes graves;
• Ao término da enchente, busque orientação da Defesa Civil sobre o retorno para sua residência. É necessário limpar os locais atingidos por água e lama;
• Se a sua residência foi destruída durante a enchente, não retorne a construir no mesmo lugar, porque cedo ou tarde ocorrerá um novo desastre.