A água do Rio Doce voltou a ser captada pelo município de Colatina após analises da Companhia Espírito Santo de Saneamento e pelo laboratório Tommasi apontarem que as analises estão dentro dos parâmetros do Ministério da saúde, ou seja, após o tratamento a água estará própria para distribuição e consumo.
De acordo com a prefeitura de Colatina, por orientação do engenheiro químico do Sanear, empresa que realiza o tratamento e distribuição de água na cidade, o controle e o acompanhamento no processo de tratamento de água foi ampliado.
Ainda segundo a prefeitura os laudos das analises da água estão sendo publicados nas redes sociais e também foram encaminhados para o Ministério Público e Judiciário.
A prefeitura também informou que um engenheiro químico com uma equipe técnica da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) e um laboratório móvel para auxiliar as análises da água tratada.
A água no Rio Doce, que foi invadido pela lama de rejeitos de minério das barragens da Samarco, está sendo direcionada para Estação de Tratamento de Água II. Na segunda-feira (23) a prefeitura havia comunicado que a água estava sendo captada do rio, mas na terça-feira (24) essa captura havia sido interrompida por conta da instabilidade da turbidez da água.