O município de Colatina, uma das cidades afetadas pela lama que atingiu o Rio Doce, está adotando medidas para manter o abastecimento de água.
Equipes do Exército que estão na cidade, desde o último domingo (15), para acompanhar e minimizar os impactos com a chegada da lama, irão monitorar 40 caixas d’água, com capacidade 10 mil litros cada, que serão colocas em pontos estratégicos para acesso da população.
Em entrevista ao programa Fala Manhã desta segunda-feira (16), o Prefeito de Colatina, Leonardo Deptulski, falou sobre as medidas que estão sendo adotadas para manter o máximo abastecimento. De acordo com Leonardo, a prefeitura de Linhares propôs fornecer água tratada para abastecer hospitais, asilos, abrigos e escolas.
Outra medida anunciada é a coleta de água por caminhões-pipa. “Estamos buscando água bruta em lagoasm com carros-pipam para colocar na nossa estação de tratamento e depois distribuir na rede e chegar às casas dos moradores. Essa estrutura vai atender de 30% a 40% do volume normal. Precisamos que a população economize água em torno de 60%”, esclareceu Deptulski.
O prefeito informou também que ainda serão divulgados os pontos onde o Exército irá monitorar as 40 caixas d’água que a população poderá ter acesso em casos de emergência. A água é tratada e as caixas devem ser instaladas em locais públicos como escolas e postos de saúde.
Além disso, segundo o prefeito, poços artesianos estão sendo perfurados para a coleta de água. As obras no primeiro poço começaram neste domingo (15). “Hoje (segunda-feira) vamos saber se tivemos êxito na operação. Ainda três poços serão perfurados na margem sul e outros três na margem norte, que somados dariam uma vazão que completariam praticamente o nosso consumo, junto à ação de carros pipa que temos hoje”, informou o prefeito.
Resgate dos peixes
Várias espécies de peixes estão sendo coletadas no Rio Doce e levadas para lagoas e tanques em Colatina. O objetivo é manter um banco genético para que quando o Rio estiver em condições melhores, possa receber novamente as espécies.