O município de Vila Velha implantou, nesta quarta-feira (2), a logística reversa de vidro, um método que visa reciclar o material recolhido pelo serviço de coleta seletiva de porta em porta.
Uma área localizada no Polo Empresarial de Novo México, de 2.382,32 m², pertencente ao município, foi cedida para a Associação Vila Velhense de Coletores e Coletoras de Materiais Recicláveis (Revive), que irá receber todo vidro coletado no município.
O serviço de coletiva seletiva está presente inicialmente em sete bairros e nos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) espalhados pela cidade.
Logística
Todo vidro recolhido será encaminhado para a área, em Novo México, onde será triturado e transportado pela Green Ambiental, empresa especializada na reciclagem de vidro, até o Rio de Janeiro. Lá, o material será reciclado, sendo transformado novamente em garrafas e vasilhames. Todo dinheiro arrecadado com a venda dos vidros para reciclagem será dividido entre os catadores e coletores da Revive.
A estimativa inicial é recolher 200 toneladas por mês na região metropolitana da Grande Vitória. Outros municípios — como Cariacica, Viana e Vitória — tiveram interesse de levar o material (vidros) para a área de Vila Velha.
A reciclagem de vidro trabalha com a sustentabilidade, economia de recursos, meio ambiente, geração de emprego e renda com as famílias que trabalham com a coleta seletiva. Para isto, a mobilização e conscientização da sociedade é muito importante na hora de separar o lixo seco do úmido.
Todos podem participar, separando os vidros de forma correta em caixas de papelão para prevenir acidentes entre os coletores colocando nos PEVs mais próximos da sua residência. Outra opção é levar o material até o centro de recepção de vidros, localizado na rua três quadra 11, lote 21 B –Polo Empresarial de Novo México.