Após a retirada de cinco famílias de um lixão, o município de Guaçuí deverá ampliar o serviço de coleta seletiva. Atualmente uma avenida da cidade serve como projeto piloto para a coleta seletiva de materiais secos e úmidos.
O lixo seco é recolhido pela Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Guaçuí (Asguamar), que atualmente possui 13 associados trabalhando e se tornou fonte de emprego e renda. Já o lixo úmido é destinado ao aterro controlado.
O trabalho é desenvolvido na cidade desde 2003, e a partir de agora vai contar com a participação da Polícia Militar Ambiental.
“A parceria da PMA que é constante em outras atividades, também é importante para efetivarmos o trabalho da coleta seletiva. Com a participação da polícia entendemos que vamos ampliar o alcance de resultados”, destacou o secretário do Meio Ambiente, Weriton Soroldoni.
De acordo com o subtenente Clóvis Marcio Alves Fernandes, a PMA é parceira sempre que possível. “Nós já temos um histórico de trabalho e apoio nas atividades da Prefeitura e é importante destacar a parceria com a Secretaria do Meio Ambiente de Guaçuí”, afirmou.