A cor da água de um tanque de tartarugas deixou um turistas preocupado em Guriri, São Mateus. Fotos feitas por ele, no Projeto Tamar, mostram que a coloração era turva, o que rendeu dezenas de compartilhamentos na rede social que foram publicadas.
O Folha Vitória entrou em contato com o Projeto Tamar e a analista ambiental do Instituo Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Kelly Bonach, explicou que a água é proveniente de um poço e possui sedimentos, mas isso não apresenta problemas para a tartaruga. Ela contou ainda que o ideal era ter água do mar. No entanto, as bombas responsáveis por isso estão queimadas.
“Já tem uns 17 ou 18 dias que estamos com as bombas queimadas. Conseguimos recursos com uma empresa particular para pagar o conserto, mas tudo é muito devagar. Até para achar essa empresa e solicitar o patrocínio leva um tempo e não tem como ficar sem água. Por conta disso, estamos colocando a água do poço. Só em um tanque são 18 mil litros de água. Imagina isso saindo de um poço? É claro que sai com sedimento. A água está turva por conta desses sedimentos, mas a gente troca a cada dois dias, e as tartarugas são alimentadas. Esse sedimento não implica em problemas de saúde para o animal”, explicou.
A especialista ainda lamentou o ocorrido, principalmente porque a pessoa não teria procurado o projeto para buscar informações. “São aquelas coisas infundadas em que as pessoas falam sem informação. O que prejudicaria seria se as tartarugas não estivessem salinizadas, e nós estamos garantindo isso. Estamos com a bomba instalada, mas tem uma peça quebrada. Vamos tentar bombear mesmo assim”, disse.