Forma inovadora de criar ambientes naturais que contribuem para a nossa saúde e bem-estar. A palavra “biofílico” vem de “biofilia” que pode ser definida como o amor à vida ou aos sistemas vivos. Na atual realidade do mundo urbano, os ambientes arborizados estão cada vez mais raros. Porem o design biofílico chega para resgatar os ambientes naturais nos espaços urbanos.
Anteriormente falamos sobre os jardins verticais e como utilizar do natural em ambientes urbanos e internos. Veja a matéria clicado aqui. Partindo deste principio de conexão com a natureza, o ser humano é biologicamente codificado para associar a natureza como necessidade fundamental para a saúde física e mental.
Hoje em dia o “habitat natural” é na maioria das vezes um ambiente construído, o design biofílico busca satisfazer a necessidade humana de associação à natureza.
Ao incluir a natureza no interior ou no projeto arquitetônico, estamos nos reconectando inconscientemente a ela. Assim como um ambiente desprovido de natureza pode ter um efeito negativo na saúde, sobretudo, na produtividade e bem-estar.
Mas a final, como aplicar o design biofílico nos projetos arquitetônicos?
Os padrões biofílicos podem ser divididos em 3 grupos:
- Padrões da natureza
- Padrões de analogias naturais
- Padrões da natureza que proporciona o espaço
Para aplicar na prática alguns padrões de design biofílico no seu projeto. Pode incluir elementos naturais já existentes, como, por exemplo, explorar uma vista nas montanhas, oceanos a partir de janelas. Em ambiente urbanos, os arquitetos podem pensar em algum espaço com pátios com árvores para fornecer aos usuários um agradável acesso à natureza.
O design biofílico está presente também na melhora da qualidade do ar e da ventilação, assim como a iluminação natural podem ser pontos-chave para a integração de mais natureza a ambientes urbanos. Utilizando de janelas, portas de correr e até grandes vãos para trazer a ambientação natural.
A acústica do ambiente é um ponto importante para trazer a tranquilidade da natureza para ambientes urbanos, hoje em dia existem diversas formas de bloquear e reduzir a incidência de barulhos com barreiras estilo, janelas e portas com proteção acústica. Outra ideia é utilizar de uma fonte de água para mascarar possíveis barulhos de grandes centros urbanos
Onde é o edifício da primeira foto , no inida reportagem?
Olá Gislene! Essa foto foi retirada da internet, não tenho uma localização exata.