Referência nas Américas, a Vitória Stone Fair é uma verdadeira oportunidade de negócios e uma verdadeira vitrine para arquitetos, designers e profissionais do setor que atuam neste mercado. O evento realizado entre os dias 07 e 10 de fevereiro, no Pavilhão de Carapina, na Serra, trouxe o que há de mais rico no mercado das rochas ornamentais.
Neste ano, o evento completa 20 anos, e traz como tema a inovação, em que os cortes das pedras podem ser explorados desde a extração à aplicação nos ambientes. A proposta também é mostrar como as rochas podem ter texturas e provocar uma experiência única em quem visita à feira.
Exemplo disso é o espaço da Naturale, projetado por Rômulo Pegoretti, que conta com uma “asa de anjo” feita de mármore branco e usinada na CNC, que, como uma caneta, esculpe as rochas, A proposta é mostrar que as tecnologias podem ser aplicadas à criação de micro detalhes nas pedras.
Além disso, a empresa promoveu uma palestra sobre a origem e a aplicação das rochas, ministrada pelo CEO da Mineração Coto Comércio, Importação e Exportação, que possui mais de 27 anos de experiência no mercado de rochas ornamentais, Eduardo Rey Rodriguez, e do geólogo Renan Juriatto Marques Bronze, para estimular a criatividade dos profissionais.
A sustentabilidade também é palavra de ordem na feira. Este ano, empresas estão engajadas em reaproveitamento rochas. A empresa Stone Master Cubas Naturais, por exemplo, desenvolveu banheiras, pias rústicas e uma champanheira feitas a partir de descarte de pedras.
O evento conta ainda com o Stone Concept, um espaço exclusivo para conectar os mercados da arquitetura e design aos de rochas ornamentais. Nele estão expostas diversas pedras transformadas em peças exclusivas para compor ambientes funcionais e sustentáveis.
A Vitória Stone Fair é uma realização da Milanez & Milaneze, promovida pelo Sindirochas e Cetemag, com o apoio do Centrorochas.