Com a cultura de e-commerces e deliverys cada vez mais fortalecida, os estabelecimentos têm a consciência de que precisam oferecer verdadeiras experiências para que os clientes retornem e se tornem frequentadores assíduos.
A Consultoria CBRE, em estudo, constatou que a arquitetura pode impactar diretamente nas vendas de uma loja, aumentando em até 30% o número de consumidores.
Nesse contexto, essa é a importância de um bom projeto de arquitetura comercial: criar ambientes propícios para momentos inesquecíveis que fortaleçam a marca e crie conexão com os clientes.
Hoje, eu vou te contar quais são os principais erros cometidos em projetos arquitetônicos comerciais para que você possa evitá-los.
Falta de planejamento
Embora pareça óbvio, não é. Muitos comércios têm graves erros com falta de adaptação às necessidades do local.
Nesse sentido, lojas com provadores pequenos e pouco iluminados, disposição incorreta de móveis ocasionando filas, produtos expostos de modo pouco atrativo, ausência de sala de espera e materiais de baixa qualidade são alguns dos exemplos que podem prejudicar muito a experiência dos clientes.
Ausência de acessibilidade
A preocupação com a acessibilidade aumentou muito com o passar dos anos, e precisa estar sempre no nosso radar.
Garantir um ambiente seguro e acessível a todas as pessoas – com rampas de acesso, sinalização, portas com medidas e peso adequados, pisos regulares, banheiros espaçosos – é um compromisso ético da nossa profissão.
Iluminação inadequada
A iluminação é um aspecto crucial na arquitetura comercial, porque influencia diretamente a percepção e o comportamento dos clientes dentro do ambiente – logo, se ele vai consumir mais ou não.
Os principais erros são excesso de iluminação, ausência de luz natural, iluminação mal distribuída, falta de destaque para os produtos e escolha inadequada de cores.
Tendo atenção a esses três aspectos, você já garante ao seu cliente um projeto funcional – ambiente de conexão entre pessoas e experiências que fazem a diferença para o sucesso do negócio.
Um comentário em “Arquitetura Comercial – 3 erros para não cometer”