Não é à toa que ligamos uma luminária para começar o dia de trabalho. A escolha da iluminação em um projeto é de extrema importância para garantir que cada ambiente cumpra a sua função.
Além disso, utilizar a luz certa pode transformar completamente a atmosfera de um ambiente, tornando-o acolhedor, produtivo, sofisticado, moderno e agradável aos olhos.
No artigo de hoje, vou te contar quais são os diferentes tipos de iluminação, seus efeitos no projeto e qual temperatura de luz é adequada para cada ambiente.
Tipos de iluminação
Existem três tipos principais de iluminação que, combinadas, podem atingir o efeito desejado naquele espaço.
A iluminação geral, ou ambiental, é a luz principal de um ambiente. Ela fornece uma iluminação uniforme aos cômodos, e pode ser obtida com lustres, plafons ou luminárias de teto.
Já a iluminação de tarefa é aquela utilizada para atividades específicas, como estudar, cozinhar ou trabalhar. Luminárias direcionáveis, de mesa e arandelas cumprem bem essa função.
O terceiro tipo é a iluminação de destaque. Como o nome sugere, é utilizada para realçar algum aspecto do ambiente, como obras de artes, objetos decorativos e plantas.
Temperatura das luzes
Recentemente, falamos sobre como aplicar a psicologia das cores em projetos arquitetônicos pode mudar completamente a cara do ambiente.
O mesmo princípio pode ser adotado em temperaturas de cor em projetos de iluminação.
Cabe ressaltar que o sol fornece dicas valiosas de como pensar a luz dos ambientes.
Ao amanhecer, ele tem um tom mais avermelhado. Com o passar do dia, passa a ter uma luz mais clara e fria. Conforme escurece, a luz volta a ser amarelada até a noite chegar.
Da mesma maneira, esse ciclo se comprova nas atividades desempenhadas durante um dia.
Nesse sentido, a luz amarelada aumenta a percepção de relaxamento, e é ideal para residências, recepções de consultórios médicos, hospitais e spas.
Diferente da luz azulada, que provoca uma sensação de “luz do dia”, desperta concentração, e é escolha certeira para lojas, pontos comerciais, shoppings, escritórios, colégios e universidades.
Logo, para criar ambientes únicos e extraordinários, explore e combine diferentes tipos e temperaturas de iluminação. Tenha sempre em vista a função e estética desejada para aquele espaço.
Caso tenha dúvidas, consulte o sol. Ele pode te dar respostas certeiras.