Geral

Com a carne em alta, chef dá dicas de proteínas mais em conta para o seu cardápio

De acordo com Lidiane Barbosa, uma opção nutritiva viável são as proteínas vegetais, como lentilhas, grão de bico e todos os tipos de feijões

Foto: Divulgação

Com a alta no preço da carne bovina, os brasileiros estão em busca alternativas de refeições ricas em proteínas com preço acessível para compor o cardápio no dia a dia.

A reportagem do R7 buscou a chef funcional Lidiane Barbosa, que também é presidente do Projeto Crescer e Semear, realizado pela ONG – Instituto Alice Henrique de Campos Gonçalves, para elaborar uma série de pratos com valor acessível, porém ricos em proteína.

Aqueles que não dispensam um pedaço de carne no cardápio, a opção ainda é buscar cortes bovinos mais baratos, como acém e o músculo. “Com eles conseguimos fazer excelentes picadinhos, carne de panela, estrogonofe e ragu (molho de carne moída)”, orienta Lidiane.

Sem precisar abrir mão da proteína animal, a chef funcional indica uma série de pratos com ovo. As sugestões são, omelete de batata frita, omelete de forno, fritada e ovo em anéis — que pode ser servido com verduras e legumes.

De acordo com Lidiane Barbosa, uma opção nutritiva viável são as proteínas vegetais, como lentilhas, grão de bico e todos os tipos de feijões.

“A dica para o consumo desses alimentos e aproveitamento do aporte proteico e de nutrientes em geral é o pré-preparo. É importante deixar grãos e leguminosas sempre de molho de um dia para o outro por, no mínimo, 8 horas. Coloque as leguminosas em uma vasilha e encha de água até cobrir e esprema 1/3 limão”, recomenda a chef.

Para os vegetarianos, há, ainda, a planta ora-pró-nóbis, rica em proteína e nutrientes. No seu pré-preparo é preciso fazer o que chamamos de branqueamento. “Coloque as folhas em água fervente e depois em uma vasilha com água e gelo. ”

Confira algumas receitas da chef:

Snacks de grão de bico ou feijão

Ingredientes:

• 300g de grão de bico ou feijão branco

• 30g de azeite de oliva extra virgem ou óleo de coco extra virgem líquido

• 10g de levedura nutricional

• 5g de Lemon Pepper

Segredinhos: deixe o grão de bico de molho por, no mínimo 8h, em água suficiente para cobrir e com 10 ml de vinagre de maçã. Não esqueça se deixar na geladeira!

Escorra a água do molho.

Coloque o grão de bico em uma vasilha e adicione os demais ingredientes. Misture bem com as mãos. Espalhe em uma assadeira e leve para assar a 160c por 40 minutos.

Bolinha falafel de queijo

• 350g de grão de bico cru

• 100ml de água

• 1 cebola pequena inteira

• 1 dente de alho

• 1/2 limão espremido

• 2 colheres se sopa de azeite de oliva extra virgem

• Sal marinho moído a gosto

• Pimenta Síria

• Salsinha ou coentro a gosto

• Pedaços de queijo (vegano ou de búfala)

Modo de preparo:

Deixe o grão de bico de molho de 24 a 48 horas com água suficiente para cobrir. Acrescente na água 1/2 limão espremido.

Cubra com plástico filme e faça furos ou com um paninho fino e transparente e leve à geladeira. Troque a água quando der 24h ou se for deixar de molho por mais tempo.

Retire o grão de bico do molho, despreze a água e bata (ele cru mesmo) com todos os ingredientes no processador ou liquidificador.

Coloque a massa para descansar na geladeira por 1 hora. Faça bolinhas e coloque pedacinhos de queijo no meio. Leve ao forno pré-aquecido a 180c.

A forma precisa estar untada com óleo de coco ou azeite de oliva extra virgem. Pincele também as bolinhas por cima. Deixe no forno por 25 a 30 minutos.

Se quiser fritar, o queijo ficará derretido. Mas não faça por imersão. Coloque o mínimo de óleo na frigideira, que conseguir. Utilize óleo de coco.

Rendimento: 30 bolinhas

Validade: 2 dias na geladeira

3 meses no congelador – só aquecer um pouco em temperatura baixa

Fonte: Portal R7!