Geral

Com agravamento da pandemia, Festa da Penha será realizada somente de forma virtual

Formato híbrido chegou a ser planejado pela Organização, mas a decisão final é optar somente pelo modelo virtual

Foto: Reprodução/Procissão Fotográfica

Diante do agravamento da pandemia, a Comissão Organizadora da Festa da Penha decidiu retirar a possibilidade de realizar o evento no formato híbrido este ano. A exemplo do ano anterior, em 2020, o evento, que será realizado entre os dias 4 e 12 de abril, será exclusivamente no formato virtual, sem a presença do público, mesmo que reduzida, durante as celebrações no Campinho do Convento da Penha, como chegou a ser estudado pelos organizadores.

A decisão foi tomada após o governo do estado decretar um fechamento total, válido por 14 dias, em todo o Espírito Santo. Uma das orientações do decreto é de que missas e cultos sejam realizados, preferencialmente, de forma virtual. Mesmo sendo realizada após o período definido pelo Estado, a organização da Festa da Penha afirmou que manifesta o apoio às orientações das autoridades para que a população fique em casa.

“Queremos reforçar a mensagem para que as pessoas, à medida do que for possível e de acordo com as orientações a partir do mapa de risco, se resguardem em seus lares, protegendo a si mesmas, suas famílias, amigos e mesmo aqueles que elas sequer conhecem, mas que são seus irmãos em Cristo. Não é admissível fechar os olhos para a dor do outro, a fé Cristã nos chama a fazer a nossa parte. É triste que, em mais um ano, não vamos poder estar pessoalmente com o público, no entanto, mais devastador ainda é o número diário de vítimas que estamos testemunhando”, reflete o Guardião do Convento, Frei Paulo Roberto Oliveira.

E complementa: “Entendemos que seja oportuno a Festa manifestar solidariedade tanto às famílias enlutadas, como às equipes multidisciplinares dos hospitais que estão cuidando dos infectados. Por eles rezaremos. Ano passado a Pandemia era uma ameaça, hoje trata-se de uma realidade mais devastadora do que poderíamos imaginar”, lamentou.

Para levar uma mensagem de fé e esperança, a Comissão Organizadora irá apostar nas plataformas virtuais. “Acreditamos no desejo do capixaba em manifestar seu carinho à padroeira do Estado e no sucesso do evento virtual que teve mais de 1,3 milhão de interações apenas nas redes sociais do Convento da Penha em sua primeira edição, em 2020. Fizemos e continuamos a fazer História, mas sem abrir mão das nossas responsabilidades com a saúde da população”, avalia.

Integrante da Comissão Organizadora, o padre Renato Covre considera que celebrar a Festa da Penha significa também viver em profunda e solidária decisão ao hoje da história. “Tenhamos, portanto, presente na nossa oração a dramaticidade de fatos e situações que nestes dias afligem tantos irmãos nossos em todas as partes do mundo. Contudo, esses dias do Oitavário, que acontecem na oitava da Páscoa, reanimam em nós a grande Esperança: Cristo crucificado ressuscitou e venceu o mundo. Aguardemos com esperança o alvorecer de um novo tempo”.

Confira a programação a ser veiculada nas redes sociais do Convento da Penha:

DOMINGO – 04 de abril

12h – Terço/Consagração
15h – Programa Salve Mãe das Alegrias
16h – Missa de Abertura do Oitavário

SEGUNDA – 05 de abril

06h – Bênção do dia
12h – Terço/Consagração
16h – Missa
18h – Programa Salve Mãe das Alegrias
19h30 – Missa

TERÇA – 06 de abril

06h – Bênção do dia
12h – Terço/Consagração
16h – Missa
18h – Programa Salve Mãe das Alegrias
19h30 – Missa

QUARTA – 07 de abril

06h – Bênção do dia
12h – Terço/Consagração
16h – Missa
18h – Programa Salve Mãe das Alegrias
19h30 – Missa

QUINTA – 08 de abril

06h – Bênção do dia
12h – Terço/Consagração
16h – Missa
18h – Programa Salve Mãe das Alegrias
19h30 – Missa

SEXTA – 09 de abril

06h – Bênção do dia
12h – Terço/Consagração
16h – Missa
18h – Programa Salve Mãe das Alegrias
19h30 – Missa

SÁBADO – 10 de abril

12h – Terço/Consagração
16h – Missa
19h – Romaria das Famílias (Transmissão dentro do programa Salve Mãe das Alegrias)

DOMINGO – 11 de abril

12h – Terço/Consagração
16h – Missa
18h – Programa Salve Mãe das Alegrias

SEGUNDA – 12 de abril

12h – Terço/Consagração
14h30 – Programa Salve Mãe das Alegrias
16h – Missa de Encerramento