O governo do Rio de Janeiro criou nesta quarta-feira, 6, uma comissão com 18 especialistas de diferentes áreas para atuar contra o coronavírus em múltiplas frentes. Com a presença de nomes como o economista Armínio Fraga, a pneumologista Margareth Dalcolmo e o neurocirurgião Paulo Niemeyer, a Comissão RJ Ciência no Combate à covid-19 atuará tanto no curto quanto no médio e longo prazos, segundo o Executivo fluminense.
No curto prazo, os especialistas vão estudar e incentivar, por exemplo, a adesão ao isolamento social e o acesso a testes. Pensando em períodos mais longos, vão acompanhar a formulação de vacinas e analisar cenários para a retomada da atividade econômica.
“Entre as ações, será implementado um levantamento inédito, via formulário eletrônico, para avaliar o grau de subnotificação no Estado, dado fundamental para definir as medidas de contenção e a distribuição dos recursos do sistema de Saúde”, informou o Palácio Guanabara.
O próprio secretário estadual de Saúde, Edmar Santos, já admitiu que os números reais de infectados e mortos no Rio podem ser cerca de 15 vezes maior que os oficiais – que, segundo o último boletim, são de 12.391 e 1.123, respectivamente.
Professor de Bioquímica da UFRJ, Jerson Lima Silva será o presidente da comissão, que não exclui o gabinete de crise criado pelo governo em meados de março nem o conselho de notáveis que assessora a Secretaria Estadual de Saúde.
Além dos nomes já citados, a comissão conta com outros pesquisadores conhecidos em suas respectivas áreas, como o epidemiologista da UFRJ Roberto Medronho e o virologista Amilcar Tanuri, professor da UFRJ e membro da Academia Brasileira de Ciência.
O Estado vive um cenário de pressão ao governador Wilson Witzel pela adoção do isolamento total, o chamado lockdown. O Executivo tem até esta quinta-feira, 7, para apresentar ao Ministério Público uma justificativa técnica para o fechamento.
Veja abaixo a lista completa dos integrantes da comissão:
– Jerson Lima Silva (FAPERJ, UFRJ, ANM, ABC)
– Leonardo Rodrigues, secretário de Ciência, Tecnologia e inovação
– Maria Isabel de Castro de Souza (SECTI, UERJ)
– Amilcar Tanuri (UFRJ, ABC)
– Armínio Fraga Neto (Gávea Investimentos)
– Daniel Tabak (ANM)
– Paulo Niemeyer (IECPN e ANM)
– Marcos Freire (Fiocruz-Biomanguinhos)
– Patricia Bozza (Fiocruz)
– Margareth Dalcomo (Fiocruz)
– Roberto Medronho (IESC-UFRJ)
– Marcelo Gattass (PUC, Tecgraf-Embrapii)
– Edson Watanabe (Coppe, UFRJ)
– Bruno Leonardo Barth Sobral (Faculdade de Ciências Econômicas, UERJ)
– Carlos Frederico Leão Rocha (Vice-Reitor UFRJ, Economia)
– Vitor Ferreira (UFF, ABC, FAPERJ)
– Eliete Bouskela (UERJ, ABC e DC FAPERJ)
– Mauricio Guedes (DT FAPERJ)