Com as altas temperaturas deste verão, ter um ar condicionado em casa tornou-se quase um item de necessidade no Espírito Santo. Mas nem todos os capixabas podem adquirir este aparelho devido ao alto custo de compra e consumo de energia elétrica.
O jeito é partir para a criatividade e encontrar soluções alternativas para se refrescar. As dicas vão desde colocar lençóis no congelador para ficarem mais frescos, até a construção de um “ar condicionado caseiro”.
Confira as dicas que o jornal online Folha Vitória preparou para você se refrescar:
Lâmpadas incandescentes liberam muito calor. O ideal é substituí-las por lâmpadas mais frias, ou luzes de LED. Além de diminuir a temperatura do ambiente, esse tipo de iluminação consome menos energia elétrica.
Vista cores claras. Durante o dia é importante vestir cores claras, já que elas absorvem menos o calor do sol.
Gelo e ventilador: muitas vezes a gente liga o circulador e o ar quente que ventila parece que ajuda a deixar o clima mais abafado.
Uma alternativa super simples é colocar um bloco de gelo grande (pode ser do tamanho de um pote de sorvete de dois litros) e colocar na frente do ventilador. Também podem ser pequenas pedras de gelo, mas o artifício vai durar menos. Com o gelo, o vento fica mais fresco vai ajudar a refrescar não só a você como todo o ambiente em que estiver.
Durma no chão: relembrando os tempos de ensino médio, a física explica que o ar frio é mais pesado que o ar quente e por isso os aparelhos de ar condicionado são mais eficientes quando instalados no alto. Na hora de deitar, prefira o chão. Lá o ar está mais frio do que na cama, por exemplo, e o contato com o chão também ajuda a diminuir a temperatura corporal.
“Ar condicionado caseiro”: com um pouco de paciência e dedicação é possível fazer um “ar condicionado caseiro” bem eficiente e que gasta pouquíssima energia.
Para fazer é preciso um balde de cinco litros, um isopor menor que o balde, três pedaços de tubo PVC, uma serra, um ventilador pequeno e um galão de água congelada.
Veja nas fotos abaixo o passo a passo:
Fontes: Catraca Livre, E-How, Manual do Mundo e Wiki How.