Um novo racionamento de água na região da Grande Vitória do Espírito Santo pode acontecer nos próximos dias. A informação é da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), que afirmou não descartar a medida de rodízio por conta da estiagem.
Dados da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) apontam que o Rio Jucu está bem perto da vazão considerada crítica e o Rio Santa Maria da Vitória já encontra-se com o nível abaixo da vazão crítica.
Segundo Boletim de Vazão da Agerh, que faz acompanhamento hidrológico nas bacias dos rios, a vazão atual do Rio Jucu atualmente está em 5,5 mil litros por segundo, sendo que a vazão crítica é de pouco menos do que 5,3 mil.
Já o Santa Maria da Vitória, apresenta vazão atual de 2,6 mil litros por segundo, estando abaixo da situação considerada crítica, que é de 3,8 mil litros por segundo.
De acordo com a Cesan, no Rio Jucu, apesar do estado de alerta, a vazão ainda permite o abastecimento normal à população. A companhia diz ainda que a reserva de água na represa de Rio Bonito está dentro dos padrões desejáveis, por isso não há previsão de racionamento para os bairros atendidos pelo Rio Santa Maria da Vitória.
“A Cesan não descarta retornar com o rodízio no abastecimento de água e orienta que a população evite o desperdício e faça o consumo racional da água”, disse a companhia, por meio de nota.
Veja abaixo gráfico que mostra o histórico de vazão dos rios nos últimos 30 dias: