Geral

Com estrutura moderna, nova Unidade de Saúde de Anchieta começa a funcionar

O investimento da obra foi de mais de R$ 2 milhões, que foram pagos com recursos do próprio município. A unidade vai atender mais de 1.000 pessoas de seis bairros

A nova Unidade Básica de Saúde (ESF1) de Anchieta já está funcionando e atenderá moradores de seis bairros Foto: ​Divulgação/PMA

Os moradores de Anchieta já podem contar com os serviços do novo prédio da Unidade Básica de Saúde (ESF1). Com uma estrutura moderna, de 855 metros quadrados de área construída dentro dos padrões e normas exigidos pelo Ministério da Saúde, o funcionamento agradou a população.

“É muito importante porque a estrutura do prédio mostra tudo. Eu sempre fui sempre muito bem atendida”, disse a dona de casa Maria do Carmo Nunes da Silva Laronga.

A unidade conta com quatro consultórios sendo dois para enfermeiras, dois para médicos e um deles com banheiro para coleta de exame preventivo. Além de uma sala para triagem (pesagem, verificação de pressão arterial e medição de glicemia capilar), banheiros para usuários e para funcionários (masculino e feminino), um amplo auditório, área administrativa com duas salas sendo uma para reuniões e sala exclusiva para os agentes comunitários de saúde.

A ESF1 também possui dois consultórios dentários e escovódromo para educação do programa saúde bucal. A Unidade possui ainda ampla recepção, sala de vacina, sala de nebulização, sala de curativo, consultório para pediatria, cozinha, almoxarifado e depósito para material de limpeza, além de estacionamento e bicicletário.

“É um lugar que nos reunimos para atender a população, fazemos muitas amizades. Eu comecei em 1986 e era um quartinho e, hoje, estamos ganhando esse espaço que é lindo e a população terá um local com mais conforto e mais amplo”, completou a agente comunitária de saúde, Marlene Xavier.
A nova unidade vai atender quase mil famílias de seis bairros de Anchieta, dentre eles: Alvorada, Centro, Coqueiro, Justiça,  Quitiba e São Pedro.