Estão chegando ao fim as visitas aos navios da Marinha do Brasil, que estão atracados no cais comercial da Vports (antigo Porto de Vitória). As visitações vão até a próxima quinta-feira (14), e os ingressos gratuitos já estão esgotados.
A visitação faz parte do cronograma que comemora o Dia do Marinheiro, celebrado na próxima quarta-feira (13).
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Nos próximos dias 12, 13 e 14 de dezembro será aberto à visitação o Navio APA, das 14h às 17h. Foram disponibilizados 2.500 convites por dia e cada pessoa podia reservar até quatro ingressos. Porém, os convites para conhecer a embarcação estão esgotados.
O acesso à área portuária só será permitido mediante a apresentação do ingresso impresso ou online, e também com o cumprimento dos requisitos de segurança, como o uso de calçado fechado, sem salto.
LEIA TAMBÉM: Bebê capixaba e brasileiros resgatados em Gaza chegam em Brasília
Sobre o Navio-Patrulha APA
O Navio-Patrulha Oceânico “APA” foi incorporado à Marinha do Brasil em 30 de novembro de 2012, nas dependências da Base Naval de Portsmouth, no Reino Unido. O navio, construído pela empresa BAE Systems Maritime – Naval Ships, recebeu o nome “APA” em alusão a um importante rio brasileiro, localizado no estado do Mato Grosso do Sul, que delimita a divisa entre o Brasil e o Paraguai.
O “APA” foi construído para atender às necessidades de fiscalização de extensas áreas marítimas. Devido a sua grande autonomia, a sua capacidade de operar com aeronave embarcada (helicóptero) e o fato de possuir duas lanchas rápidas o tornam um valioso meio na proteção e fiscalização das Águas Jurisdicionais Brasileiras (AJB), conhecida como a “Amazônia Azul”.
LEIA TAMBÉM: Fim do pedágio: cabines serão demolidas na 3ª Ponte e Rodovia do Sol
A missão do Navio-Patrulha Oceânico “APA” é executar a patrulha naval e as operações de socorro e de salvamento; apoiar logisticamente as instalações existentes nas ilhas oceânicas e as operações de retomada e de resgate de reféns, a fim de contribuir para a condução de atividades benignas e de emprego limitado da força, visando a salvaguarda da vida humana e dos interesses do Brasil no mar (na extensão da “Amazônia Azul”); e apoiar a política externa brasileira.
Visitação aos navios
Local: Vports – Antigo Porto de Vitória
Entrada: Portão em frente ao Palácio Anchieta
Visitação Pública: 12, 13 e 14 de dezembro de 2023.
Horário: 14:00h às 17:00h
LEIA TAMBÉM: VÍDEO | Estudante que teve o pai PM assassinado recebe homenagem do Bope na formatura