Muitos estudantes estão comemorando a colocação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A classificação foi divulgada na terça-feira (28), após uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) derrubar a medida judicial que barrava divulgação.
Entre os estudantes que estão festejando a classificação, está João Flávio Figueiredo, de 17 anos. Ele passou em primeiro lugar no curso de Direito na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Mesmo com a classificação, ele está dividido entre o curso de Direito e Economia.
João fez 960 pontos na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e acredita que a classificação é resultado da dedicação com os estudos que teve ao longo da vida. Para ele, a educação vai além de disciplinas de sala de aula ou de cursos. “O resultado é fruto de estudos, palestra, debates, e outros elementos que fortalecem a bagagem do estudante. O conhecimento depende de diferentes contextos”, explicou.
Outra estudante que está comemorando é a Juliana Ribeiro de Oliveira, de 33 anos. Ela ficou em primeiro lugar no curso de Medicina da Ufes. Na redação, ela tirou 980 pontos e isso a possibilitou a escolha entre quase todas as universidades públicas do país.
Desde criança, Juliana já pensava em cursar Medicina e por isso se dedicou aos estudos. “Eu fiz o pré-vestibular, mas também estudava em casa, sempre fazia exercícios para reforçar o conteúdo”, explicou ela.
Em todo o país, estão sendo disponibilizadas neste semestre 237.128 mil vagas em instituições públicas de ensino superior. Os estudantes que não foram aprovados podem se inscrever na lista de espera que está aberta até a próxima terça-feira (04).