Geral

Com limitação da internet, bares e restaurantes do Estado podem cortar wi-fi para clientes

De acordo com o Sindbares, a decisão de manter ou não o serviço ficará a cargo dos empresários. Já o sinal de internet gratuita em Vitória deverá ser ampliado

Bares e restaurantes do Espírito Santo podem cortar o sinal wi-fi liberado para seus clientes. Foto: ​

O possível fim da internet banda larga fixa ilimitada tem gerado polêmica em todo o país e pode interferir de várias maneiras no cotidiano da população. No Espírito Santo, por exemplo, bares e restaurantes podem acabar com o sinal de wi-fi liberado para os clientes.

De acordo com o Sindicato dos Bares, Restaurantes e Similares do Espírito Santo (Sindbares) a decisão de manter ou não o wi-fi aberto ao público ficará a cargo dos empresários. O sindicato, no entanto, destacou que a limitação da internet fixa é uma medida bastante negativa para os estabelecimentos, pois além de prejudicar o compartilhamento do sinal com clientes, interfere diretamente na automatização dos negócios, que podem ter um custo mais elevado para realizar serviços como o atendimento de pedidos online.

Com a limitação da banda larga fixa, uma opção para o cidadão de Vitória se conectar à internet poderia ser o “Vitória Online”, serviço disponibilizado pela prefeitura. Por meio dele, qualquer um pode acessar a internet, em determinados pontos da cidade, utilizando uma rede sem fio, sem necessidade de um provedor comercial.

No entanto, há uma preocupação, por parte dos usuários, de que o aumento da procura pelo serviço, que existe desde 2009, resulte em uma sobrecarga na rede. A Prefeitura de Vitória, entretanto, garante que tem capacidade para atender um aumento de demanda.

“Atualmente contamos com 88 pontos na cidade que possuem sinal de internet grátis e, por mês, recebemos cerca de 1,5 milhão de acessos. É claro que um aumento na demanda poderia acarretar em sobrecarga no sistema, caso não houvesse planejamento. Mas a prefeitura está espandindo o serviço e, dentro de 60 dias, serão implantadas mais de 60 antenas pelo município. Isso nos possibilitará receber cerca de 1 milhão de acessos a mais, por mês, em relação à média atual”, destacou o subsecretário de Tecnologia da Informação de Vitória, Marcio Aurélio Passos.