Geral

Praia lotada? Motoristas usam e abusam de estacionamento irregular e multas aumentam

De acordo com a prefeitura da capital, a cada dez infrações de trânsito registradas no município, sete foram por este motivo

Foto: Thiago Soares/ Folha Vitória

Com o forte calor que atinge o Espírito Santo e outros estados brasileiros, a procura por praias aumentou consideravelmente nos últimos dias. Como consequência, tem sido cada vez mais difícil encontrar vagas de estacionamento nas proximidades desses locais, especialmente no fim de semana e feriado, já que cresce também o fluxo de veículos.

Com menos lugar para estacionar, muitos motoristas acabam optando por dar um “jeitinho” para parar próximo do lugar desejado. Dessa forma, é comum encontrar carros estacionados em frente a garagens, na contramão, em cima de canteiros, em acessos de pessoas com deficiência e em outros locais proibidos. 

A verdade é que estas infrações podem render não somente dores de cabeça, mas também no bolso.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

O resultado é uma disparada no número de multas por estacionamento irregular. Somente em Vitória, no último fim de semana, foram registrados 500 autos de infração em toda a cidade, sendo que 67% foram de estacionamento irregular. Ou seja, a cada dez multas, sete foram por este motivo.

De acordo com a Prefeitura de Vitória, a Guarda Civil Municipal intensificou a fiscalização pelas ruas da capital, nesses dias quentes, justamente para tentar coibir essa prática.

“Os condutores precisam compreender que todos fazem parte do trânsito e quando há desrespeito às leis, toda a sociedade ao redor vai ser penalizada, seja porque o fluxo de veículo vai ser interrompido, seja porque algum morador não poderá sair de casa ou uma pessoa cadeirante não poderá acessar um lugar, entre outros. O respeito deve ser o primeiro a ser pensado”, afirmou o gerente de operações e fiscalização de trânsito da Guarda de Vitória, Brunno Xavier.

Ainda de acordo com Xavier, somente no último fim de semana, 497 autos de infração foram registrados. De casos médios a graves, motoristas podem perder de 4 até 5 pontos na carteira. 

Além disso, segundo o gerente, as operações de verão, realizadas pela Guarda, que geralmente têm início em dezembro, precisaram ser adiantadas por conta da forte onda de calor que tomou conta do Estado. 

“A Guarda Municipal trabalha de forma intensa em relação às praias, nosso trabalho de fiscalização que geralmente começa em dezembro, precisou ser antecipado por conta desta onda de calor intenso. A maior parte das infrações é estacionamento em local proibido, em frente a garagens, em obras de canalização”, disse. 

Segundo o gerente, automóveis encontrados estacionados em locais proibidos podem ser guinchados, e motoristas abordados devem retirar os carros imediatamente para evitar ter o veículo levado ao pátio. 

Ele explica que a maioria dos motoristas abordados alega não ter visto sinalizações que proíbem o estacionamento ou que não sabiam se tratar de local restrito para enconstar os carros. 

As sanções relacionadas ao estacionamento proibido constam no artigo 181 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). 

Os valores das multas variam entre R$ 88,38, quando a infração é considerada leve, e R$ 293,47, quando ela é gravíssima. Além disso, o motorista pode ter seu veículo removido do local.

Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

A Secretaria de Transporte, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran) de Vitória destaca ainda que mantém a sinalização das vias atualizada, o que ajuda a saber exatamente onde pode e onde não pode parar o veículo.

A Guarda da capital capixaba também enfatiza que continuará com as fiscalizações intensificadas no feriado e nos próximos finais de semana, até o carnaval. 

LEIA TAMBÉM: ES 40ºC: veja quais praias da Grande Vitória estão próprias para banho no feriado

Estacionamento irregular também prevalecem em Vila Velha e Serra

Durante o último verão, o estacionamento proibido também liderou o ranking de infrações de trânsito registradas pela Prefeitura de Vila Velha. Segundo a prefeitura, em primeiro lugar ficou estacionar em local/horário proibido pela sinalização, seguido de estacionar em vaga de carga/descarga.

A Prefeitura de Vila Velha destaca ainda que a fiscalização no trânsito do município é realizada com agentes in loco e também por videomonitoramento. Em abril de 2022, por meio da resolução 909/22 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), foi regulamentada a aplicação de multa por câmeras de vigilância.

Ainda de acordo com a prefeitura, para tentar reduzir a quantidade de infrações de trânsito, a Guarda Municipal de Vila Velha realiza ações educativas, como entregas de panfletos, além de realizar blitz de fiscalização e prevenção.

O estacionamento irregular também lidera as estatísticas na Serra nos dias mais quentes, segundo dados do Departamento de Operações de Trânsito (DOT) do município.

O aumento desse tipo de infração, segundo a prefeitura, ocorre em razão da concentração de usuários nos balneários do município.

Por meio de nota, a prefeitura informou que, nos dias em que há mais movimentos nas praias, o DOT reforça a fiscalização do trânsito nos principais pontos da Serra. 

A administração municipal também orienta que, em caso de emergência, o cidadão deve acionar a corporação pelos telefones (27) 98182-0220 (WhatsApp e ligação) e (27) 3252-3711 (ligação).