Geral

Com mais de 14 kg, batata-doce colhida em chácara da Serra atrai curiosos

Os ramos da batata foram espalhados há cerca de quatro meses

Foto: Leitor Folha Vitória / Whatsapp

Uma batata-doce gigante está atraindo a curiosidade dos moradores do bairro Novo Porto Canoa, na Serra. A batata de mais de 14 quilos pode ser considerada uma das maiores do Espírito Santo.

Os ramos da batata foram espalhados há cerca de quatro meses, no quintal da chácara onde o Hellvis Lima Gross, de 28 anos, mora com a família. O que eles não esperavam é que elas fossem crescer tanto.

Hellvis estava estacionando o carro quando se deparou com a planta. Na ocasião, ele acho que tratava-se de uma pedra. “Eu achei que era uma pedra que estava no grama do jardim. Para minha surpresa, era a batata que estava enterrada”, contou.

Foto: Leitor Folha Vitória / Whatsapp

Foram colhidas três batatas doces e outra ainda está enterrada no quintal. Segundo ele, a família está pensando em uma maneira de colher a raiz sem quebrá-la. A maior pesa cerca de 14,220 kg. 

As batatas já colhidas foram colocadas na mercearia que o pai tem no bairro há cerca de 10 anos. O tamanho deixou as pessoas surpresas e atraiu a curiosidade dos vizinhos. Apesar disso, segundo Hellvis, o pai, Antônio José Ferreira Gross, não quer vender os tubérculos.

Antônio já trabalhou na lavoura, mas nunca viu uma batata deste tamanho. Essa não é a primeira vez que um legume cresce tanto no quintal da casa. Há alguns meses, um tomate de aproximadamente 400 gramas foi colhido pela família.

Foto: Thiago Soares/ Folha Vitória
Gabriel Barros Produtor web
Produtor web
Graduado em Jornalismo e mestrando em Comunicação e Territorialidades pela Ufes. Atua desde 2020 no jornal online Folha Vitória.