Geral

Com mais de 70 mil membros, página reúne experiências dos consumidores em estabelecimentos do ES

A moderação, formada por pessoas responsáveis pelo bem estar e funcionamento do grupo, tem a difícil tarefa de fazer com que milhares de publicações estejam dentro das regras

Mais de 70 mil membros trocam experiências no grupo capixaba Foto: Reprodução Facebook

O que era para ser um singelo grupo de compartilhamento de experiências gastronômicas tornou-se um amplo grupo com mais de 70 mil pessoas que comparam e opinam sobre os estabelecimentos capixabas, seja do ramo da beleza, gastronomia ou até de construção.

A moderação, formada por pessoas responsáveis pelo bem estar e funcionamento do grupo, tem a difícil tarefa de fazer com que milhares de publicações estejam dentro das regras e, principalmente, que o respeito na avaliação dos estabelecimentos e no tratamento entre os integrantes do grupo seja mantido.

Em entrevista ao jornal online Folha Vitória, um dos moderadores do grupo, Bernardo Haddad Terra, conta que a ideia de criar a página Controle de Qualidade surgiu há quatro anos. Na época, ele não esperava e nem imaginava que o grupo fosse alcançar 70.273 membros.

“Há pouco mais de 4 anos, eu precisei almoçar dois dias seguidos fora de casa e comi em self-services diferentes. Percebi que o valor do quilo era o mesmo nos dois restaurantes, mas que a variedade, a qualidade e o sabor da comida eram muito melhores em um do que no outro. Me perguntei onde eu poderia fazer esse tipo de comparação, discutir sobre um assunto desses e percebi que não existia um espaço do tipo. Confesso que quando criei, achei que poderia ser algo útil, só não tinha como imaginar que chegaria a 70 mil pessoas um dia (risos). O crescimento é exponencial: quanto mais gente tem, mais gente entra no grupo e me surpreende o crescimento. Sinto que o grupo já é algo que faz parte do cotidiano de muita gente, tanto cliente quanto estabelecimento, e muita gente passa a usar o grupo como um guia mesmo, para descobrir e conhecer lugares novos. Da mesma forma, tenho relatos de empresários que usam os feedbacks do grupo em suas reuniões com equipe e que já resolveram muitos problemas em seus estabelecimentos que só ficaram sabendo através do grupo”, explica

Com a quantidade alta de membros no grupo é inevitável que alguns fujam do objetivo do grupo, não cumpram as regras e façam propaganda para um amigo ou familiar. Bernardo esclarece que o Controle de Qualidade é um “espaço de compartilhamento de experiências, focado em experiências gastronômicas, mas que é aberto a outros assuntos, desde que fale de um serviço prestado de qualquer natureza”. E completa:

“Efetivamente no grupo, o maior trabalho é pedir para as pessoas contarem as experiências, e não fazerem posts só com elogios. Também pode se encaixar no nosso trabalho “primário” a aceitação de novos membros, a exclusão de propagandas e a investigação mais aprofundada para descobrir se o autor do post possa ter publicado com alguma intenção obscura que não seja a pura espontaneidade própria. Nesses casos já apareceu muita coisa, desde cônjuges, a amigos e parentes fazendo elogios sem imparcialidade, o que coloca em cheque a credibilidade das publicações e nos faz proibir e evitar esse tipo de coisa. Pedimos sempre que a pessoa conte no post que tem alguma ligação com o estabelecimento ou alguém do local, abra o jogo, aí não tem problema”. 

Ainda segundo o moderador, o grupo em si não sofreu nenhum processo. Mas Bernardo revela que quatro ou cinco membros já foram processados por conta de publicações indevidas.

“Nunca fomos processados, mas já temos conhecimento de uns 4 ou 5 processos que surgiram de posts feitos no grupo. Alguns levaram a posts de esclarecimento ou pedido de desculpas público. O que já aconteceu conosco é de sermos ameaçados de processo. Nesses casos eu mesmo proíbo novos posts sobre o estabelecimento no grupo, tanto negativos quanto positivos, pois não tenho condições de arcar com um processo judicial e fui orientado por advogados que o ideal nesses casos é “cortar” o assunto mesmo no grupo”.

Questionado se já pensou em desistir por conta desses eventuais problemas, Bernardo afirma que já cogitou diversas vezes. Ele conta que além de precisar de tempo para administrar o grupo, o moderador já foi acusado injustamente, xingado e ameaçado por inbox por alguns membros.  Apesar do trabalho de administrar o Controle de Qualidade e as vozes online de mais de 70 mil membros, Bernardo explica que não recebe nada por isso e que a atividade é completamente sem remuneração. 

“Acho que essa é a maior curiosidade de todos…rs. Não recebo e nem tem de quem receber. Minha esperança, na verdade, é tirar do papel alguns projetos que tenho, para que eu possa transformar o Controle de Qualidade na minha atividade principal e fonte de renda, visto que estou desempregado há algum tempo. Hoje já podemos dizer que o CQ é uma marca reconhecida e com público fiel, mas como existem restrições pelo Facebook, esses projetos são voltados para fazer o CQ sair só da rede social”.