A via expressa para ônibus do Sistema Transcol, que vai ligar Vila Velha e Cariacica, vai contar com uma ciclovia que será interligada com a Ciclovia da Vida, na Terceira Ponte, e a nova ciclovia em Cariacica, da Segunda Ponte até a Leste-Oeste.
A parte que interligará a Ciclovia da Vida com a do Corredor Expresso Sul será feita pela Prefeitura de Vila Velha, com recurso do Governo Federal. O edital deve ser lançado daqui a três meses. O orçamento da obra é de R$ 143 milhões.
Leia também:
> FOTOS | Nova via expressa do Transcol vai mudar o visual da Lindenberg
> Estufa com mais de 200 pés de maconha é descoberta em Vila Velha
> Eles cresceram! Nova geração de cães da PM já treina faro e busca
As informações foram repassadas pelo vice-prefeito de Vila Velha, Cael Linhalis (PSB), ao Folha Vitória.
De acordo com o vice, o governo do Estado está em fase final de elaboração do projeto de obra, que será repassada ao município.
“O governo do Estado está fazendo o projeto e vai passar para Vila Velha. Então, nós devemos ter mais ou menos uns 90 dias para terminar esse projeto e lançar o edital. Mas nós já assinamos com o Governo Federal o contrato, com recurso do PAC”, explicou.
O município ficará responsável, então, por interligar a parte entre o Terminal de Vila Velha até a via expressa, que iniciará na Avenida Carlos Lindenberg, na Glória. Haverá revitalização do terminal e interligação da ciclovia da Terceira Ponte também com a Prainha.
“Essa obra é o mesmo padrão de obra do ExpressoGV, interliga o Terminal de Vila Velha até onde chega essa obra do Governo do Estado, na Glória. Tem uma restruturação de calçadas e ciclovias. Além disso, vamos interligar a ciclovia do Terminal de Vila Velha à Prainha. Vamos dar acesso ao modal do ônibus com o modal do aquaviário. A gente interliga os modais, isso aumenta a mobilidade de uma forma importante”, finalizou.
Como o projeto continua em fase de elaboração, não há mais detalhes de como ficará a reforma. No entanto, o prazo é que a obra termine juntamente com a obra do Corredor Expresso Sul, que deve ser finalizada em 2027.